Resenha do filme "Rain Man" (1988)

8 de maio de 2013 1 Comente Aqui!




Com o falecimento do seu pai, Charlie (Tom Cruise - Jack Reacher: O Último TiroRock of Ages: O FilmeMissão Impossível: Protocolo Fantasma), um jovem "almofadinha", descobre que herdou apenas um Buick 1949 e algumas roseiras, enquanto toda a fortuna do pai foi dada para um "beneficiário" misterioso. Esse é estopim do filme "Rain Man".

Ao tentar descobrir quem é o tal beneficiário, Charlie descobre um irmão, Raymond (Dustin Hoffman - Kung Fu Panda 2, Mais estranho que a ficção), que foi diagnosticado com autismo e vive internado em uma casa de repouso. Charlie então vai até o irmão, e no intuito de conseguir ficar com a herança, torna-se "tutor" de Raymond, o sequestra da instituição em que está internado, e inicia-se assim uma convivência imposta aos irmãos. E com essa convivência Charlie descobre muito sobre as peculiaridades do seu irmão, inclusive que ele é capaz de calcular problemas matemáticos com velocidade acima da média, além de ter uma memória impressionante.

O filme é espetacular. Simples, mas espetacular. Direção acertada do Barry Levinson, roteiro cativante, real e com ótimas falas, direção de arte afiada e claro, a atuação magnífica de Dustin Hoffman. O olhar dado pelo diretor é sutil e trata com delicadeza de um assunto que ao mesmo tempo é bastante discutido no cinema, mas que ao mesmo tempo é cada dia mais atual. A doença mental de Raymond é retratada de forma primorosa, sem tratá-lo como idiota, mas sim mostrando suas limitações, e suas peculiaridades.

Uma mistura de drama familiar, drama pessoal, e também humor, "Rain Man" diverte além de informar e fazer-nos pensar em diversas questões. Algumas cenas ficaram na história, seja pela sua direção de arte, seja pelo seu significado, ou ate mesmo pelas atuações super acertadas de Tom Cruise e Hoffman.

Algumas curiosidades sobre o filme: Steven Spielberg era a primeira opção para a direção, mas desistiu do projeto para se dedicar ao filme "Indiana Jones e a Última Cruzada"; no roteiro original, Raymond seria um personagem amigável, mas o próprio Hoffman após ler o roteiro, sugeriu que Raymond fosse autista, o que foi uma sugestão muito bem aceita; o filme foi um mega sucesso de bilheteria, arrecadando um total de US$ 412,8 milhões; foi a primeira trilha sonora criada por Hans Zimmer para Hollywood; e também para o marketing pois o uso de Ray Bans por Tom Cruise no filme fez as vendas dos óculos subirem 15%.

O filme também foi recordista em premiações.
OSCAR
Ganhou (Melhor Filme, Melhor Diretor - Barry Levinso, Melhor Ator - Dustin Hoffman, Melhor Roteiro Original)
Indicações (Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição)
GLOBO DE OURO
Ganhou (Melhor Filme - Drama, Melhor Ator - Drama - Dustin Hoffman)
Indicações (Melhor Diretor - Barry Levinson, Melhor Roteiro)
BAFTA
Indicações (Melhor Ator - Dustin Hoffman, Melhor Roteiro Original, )Melhor Edição
CÉSAR
Indicação (Melhor Filme Estrangeiro)
FESTIVAL DE BERLIM
Ganhou (Urso de Ouro)


Vale muito a pena ver (e porque não rever?) "Rain Man" e olhar o filme com diversos olhares, pois cada vez que a história é contada, algo novo surge, alguma lição nova pode ser aprendida. E claro, deixar-se emocionar pelo significado de "Rain Man" é sempre recompensador, independente de quantas vezes você já viu o filme.





FICHA TÉCNICA


Diretor: Barry Levinson
Elenco: Dustin Hoffman, Tom Cruise, Valeria Golino, Gerald R. Molen, Jack Murdock, Michael D. Roberts, Ralph Seymour, Lucinda Jenney, Bonnie Hunt, Kim Robillard, Beth Grant, Dolan Dougherty, Marshall Dougherty, Patrick Dougherty, John-Michael Dougherty, Peter Dougherty, Andrew Dougherty, Loretta Wendt Jolivette, Donald E. Jones, Byron P. Cavnar≤ Donna J. Dickson, Earl Roat, William Montgomery Jr., Elizabeth Lower, Michael C. Hall, Robert W. Heckel, W. Todd Kenner, Kneeles Reeves, Jack W. Cope, Nick Mazzola, Ralph Tabakin, Ray Baker, Isadore Figler, Ralph M. Cardinale, Sam Roth, Nanci M. Harvey, Kenneth E. Lowden, Jocko Marcellino, John Thorstensen, Blanche Salter, Jake Hoffman, Royce D. Applegate (voz), June Christopher, Anna Mathias, Archie Hahn, Luisa Leschin, Ira Miller, Chris Mulkey, Tracy Newman (voz), Julie Payne, Reni Santoni (voz), Bridget Sienna, Ruth Silveira (voz), Jonathan Stark, Lynne Marie Stewart, Arnold F. Turner, Gigi Vorgan
Produção: Mark Johnson
Roteiro: Barry Levinson, Ronald Bass, Barry Morrow
Fotografia: John Seale
Trilha Sonora: Hans Zimmer
Duração: 128 min.
Ano: 1988
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: United Artists / The Guber-Peters Company / Star Partners II Ltd. / Mirage Entertainment

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...