Resenha de livro: Espumas Flutuantes

14 de maio de 2013 1 Comente Aqui!

Espumas de Poesia, romantismo e literatura

Antônio Frederico de Castro Alves foi um dos grandes nomes do romantismo brasileiro e certamente sua figura mais popular. De vida breve e trágica – amputou um pé aos 21 anos, em decorrência de um ferimento e morreu de tuberculose aos 24 – o poeta baiano ampliou os limites de nossa poesia romântica, introduzindo nela um apaixonando engenho social. “Espumas Flutuante”, o único livro de poesia que Castro Alves publicou em vida revela a inspiração libertária do autor tanto nos versos de temática social e política como na lírica amorosa, em que pela primeira vez a mulher amada aparece por inteiro, de corpo e alma, e não como uma representação etérea e sublimada.

Essa obra é intensamente sensual e calorosa, que conquista de imediato o leitor de qualquer idade, sexo ou origem social.

E se o leitor ainda ficar na dúvida se conhece ou não as Espumas Literárias de Castro Alves saiba que o autor utilizar diversas citações poéticas que faz o livro ficar ainda mais apaixonante. Dois exemplos:

“A Imaginação, com o vôo ousado, aspira a principio a eternidade...Depois um pequeno espaço basta em breve para os destroços de nossas esperanças iludidas!... Goethe

“Choro por ver que os dias passam breves

E te esqueces de mim quando tu fores;

Como as brisas que passam doudas, leves,

E não tornam atrás a ver as flores.” Teófilo Braga

Se o saudoso e querido leitor não for fã de poesia, relaxe.....e se apaixone pela imaginação e com as flores da literatura nacional.






1 Comente Aqui! :

  • Raimundo Neto disse...

    Tenho trauma deste livro, não gosto mesmo...Mas vou tentar dar mais uma chance...Acho que acabei não gostando, porque fui "obrigado" a ler ele quando tinha 14 anos, porque era um dos livros que o vestibular daqui pedia...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...