Resenha de Filme: Sem Proteção

22 de maio de 2013 0 Comente Aqui!


Depois de um hiato de cinco anos, Robert Redford retorna para os holofotes do mundo cinematográfico como ator, diretor e produtor da película "Sem Proteção". O astro, que já está com 53 anos de carreira, parecer ter conseguido convencer boa parte de seus amigos a lhe prestigiar e terminou montando um elenco capaz de roubar a cena e chamar mais atenção do que seu trabalho propriamente dito. Essa pode ter sido uma grande estratégia de Marketing para o atrair o público, mas culminou ao espectador o sentimento de que as histórias dos coadjuvantes seriam mais interessantes do que a do próprio protagonista, que é vivenciado um por Redford sem grandes inspirações e no "piloto automático".

O longa, baseado no romance de Neil Gordon, acompanha os passos de um advogado, que no passado era membro de um grupo terrorista, mas que nos últimos trinta anos viveu com sua família uma vida calma e pacata. A tranquilidade dos antigos ativistas radicais começa a acabar quando Sharon (Susan Sarandon - O Acordo), antiga integrante da equipe, se entrega para o FBI. Diante da oportunidade de fazer a matéria de sua vida, um jovem repórter decide investigar os atos do grupo e percebe uma ligação entre Jim Grant e Sharon.  Grant, que agora é pai viúvo de uma menina de doze anos, entende que é hora de desaparecer e tentar provar sua inocência. Para isso ele percorre longos caminhos na tentativa de encontrar um antigo contato capaz de lhe ajudar ao mesmo tempo em que precisa escapar de uma caçada policial. 

Sem Proteção tinha potencial para ser uma grande película, pelo fato de sua trama ser interessante e por contar com um elenco de dar inveja em muitas outras produções. O erro, no entanto, é a falta de coragem em arriscar e propor um suspense mais intenso. Os acontecimentos que levam para a resolução da obra são muito mornos e sem grandes emoções. A atenção do espectador vai se esvaindo com o passar da projeção e a trama se torna cansativa e limitada ao reencontro do protagonista com antigos membros do grupo Weather Underground. Nesse momento, por exemplo, é mais divertido esperar a aparição de mais algum ator consagrado, do que de fato saber quem será seu personagem ou o que estar por vir. 

Apesar da obra possuir um elenco consagrado, o grande destaque da produção é a atriz Brit Marling (A Negociação), que entrega uma atuação convincente em uma aparição pequena, mas de extrema importância para o desfecho da película. Outro jovem, Shia LaBeouf (Os Infratores), consegue fazer parte dos momentos mais atrativos da produção e entrega uma interpretação muito interessante, apesar de estar em alguns momentos com um ar de arrogância, que destoa dos demais envolvidos na história. O lado negativo fica por conta de um problema clássico de produções com grandes elencos, quando alguns atores terminam sendo subutilizados, o que acontece com a talentosa Anna Kendrick (Amor Sem Escalas). 

Em resumo, Sem proteção é uma obra comedida e razoável, que tinha potencial para ser sensacional, mas termina se saindo como uma película mediana, daquelas que será esquecida em muito pouco tempo. A direção de Redford tenta enriquecer o fraco roteiro que recebeu, mas terminou deixando a produção monótoma e cansativa para o espectador. 


Trailer do Filme:


Ficha Técnica:
Título Original: The Company You Keep
Diretor: Robert Redford
Elenco: Robert Redford, Shia LaBeouf, Julie Christie, Sam Elliott, Jackie Evancho, Brendan Gleeson, Terrence Howard, Richard Jenkins, Anna Kendrick, Brit Marling, Stanley Tucci, Nick Nolte, Chris Cooper, Susan Sarandon, Stephen Root, Lochlyn Munro, Andrea Brooks, Hiro Kanagawa, Erin Simms, Matthew Kimbrough, G. Michael Gray, Jordan Weller, David Milchard, Lexie Huber, Lane Edwards, Hamza Adam, Mark Steinberg, Mark Brandon, Kelly-Ruth Mercier, Jennifer Bradley, Kenneth Miller, Allison Riley, Jon Johnson, Clay St. Thomas, Eddy Huber, Narry Bowman, Mihaela Cristina Istrate, Marsha Regis, Bernie Yao
Produção: Nicolas Chartier, Bill Holderman, Robert Redford
Roteiro: Lem Dobbs, baseado na obra de Neil Gordon
Fotografia: Adriano Goldman
Trilha Sonora: Cliff Martinez
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Suspense
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Kingsgate Films / Wildwood Enterprises / Brightlight Pictures / Voltage Pictures / TCYK North Productions

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...