Resenha de Filme: Reality - A Grande Ilusão (Reality)

4 de maio de 2013 1 Comente Aqui!

Muito se reclama que o recente cinema italiano carece de nomes interessantes na direção. Em certa parte se deve concordar com tal afirmação, principalmente se comparado ao passado de grandes nomes que entusiasmavam (e ainda entusiasmam) público e crítica. Ainda que sinta falta de realizadores mais audazes e talentosos, um cineasta em particular anda merecendo atenção: o romano Matteo Garrone. Em 2008, Garrone trouxe os holofotes para si com o contundente Gomorra (2008), um retrato causticante da criminalidade mafiosa napolitana. Esperava-se que seu trabalho seguinte fosse algo com pegada semelhante. Entretanto, quatro anos depois, o diretor ressabiou a todos com o filme aqui em questão, a comédia Reality – A Grande Ilusão. A obra, um recorte ácido sobre a influência da televisão e suas decorrências sobre o seu público alvo, conquistou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2012, além de também ter sido nomeado a Palma de Ouro.

Premiações a parte, de fato, a obra traz conteúdo relevante a ser discutido. Afora que diverte com eficiência, conquistando a audiência com seus personagens carismáticos e nunca se tornando previsível ou enfadonho. Aqui, Matteo Garrone demonstra a mesma eficiência ao narrar uma história, mirando sempre num tom neo-realista de seus conterrâneos, principalmente o mestre Luchino Visconti. Se em Gomorra o crime iludia a então população carente através do imediatismo advindo da proposta de uma vida mais “decente”. Em Reality – A Grande Ilusão, apesar de o apanhado ser diferente, cômico e por vezes melancólico, a temática em si não destoa muito do já citado trabalho anterior. Se no primeiro, o sonho de pessoas com poucas perspectivas é empunhar uma arma, impor respeito e ganhar dinheiro. No segundo, a utopia é se tornar participante de um reality show aos moldes do nosso BBB. E também adquirir respeito e advento financeiro.

O protagonista de Reality – A Grande Ilusão é o peixeiro (e também trambiqueiro), Luciano (Aniello Arena). Sujeito de meia-idade, casado, pais de duas meninas, ele divide seu tempo entre a venda de frutos do mar e os pequenos golpes inofensivos que aplica ao lado da esposa. Aos moldes das típicas famílias modernas médias, ao final do dia, a reunião é em frente a TV. O programa aparentemente imposto como o preferido de toda a nação (assim como no Brasil) é o Big Brother. Extrovertido, espirituoso, Luciano é sempre visto pelos familiares como um bom candidato, com reais chances de ganhar. Quando abrem inscrições para uma nova edição, a família praticamente o obriga a se submeter aos testes. O que em principio era visto por Luciano como uma brincadeira, vai ganhando outra dimensão. Um trampolim de salvação. Confiante em ser um dos participantes, Luciano passa a viver em função do momento em que receberá a ligação confirmando seu nome. E nesse meio tempo desenvolve uma paranóia, rendendo problemas com amigos e familiares.

Divagando com certo distanciamento, até mesmo para não revelar alguns detalhes, Reality – A Grande Ilusão parece não render muita graça. Mas á medida que Luciano vai sendo tomado pela angustia e paranoia, Matteo Garrone não perdoa e carrega nos exageros do personagem. Logo o riso vai surgindo voluntariamente de situações improváveis em que o protagonista se excede na mania de perseguição. De repente, qualquer desconhecido ao seu redor pode ser um representante da TV investigando sua vida. E Luciano (Aniello Arena está perfeito) que antes era naturalmente verdadeiro, cativante, passa a se tornar um estereotipo forçado e irritante, se auto moldando para enquadrar-se no que acha necessário para agradar a direção do famigerado programa. Nesse sentido, Garrone traça uma metáfora mordaz e pertinente, onde a televisão é o fator sociabilizador-mor e para o individuo sentir que existe, é necessário ser visto através dela. Nem que para isso coloque em cheque todos os seus preceitos, arriscando a moral e sanidade, sua e de seus entes.




Ficha Técnica:
Reality - A Grande Ilusão (Reality).
Direção: Matteo Garrone.
Roteiro: Matteo Garrone, Massimo Gaudioso, Ugo Chiti, Maurizio Braucci.
Ano: 2012.
Elenco: Aniello Arena, Loredana Simioli, Nando Paone, Nello Lorio, Raffaelle Ferrante.

1 Comente Aqui! :

  • Fernando Dias Campos Neto disse...

    A GRANDE ILUSÃO

    08/06/2013

    Bom filme. Como tantos outros, fazem a justa crítica do “reality show”, através de um peixeiro de Nápoles. Ele se envolve com a possibilidade de participar da casa do “Big-Brother”, passando a limitar toda a sua vida a tal esperança.

    Frustrado, acaba por invadir a casa e o filme termina com ele recostado em uma espreguiçadeira no seu interior sob a percepção panoptical de várias câmaras de circuito interno. Então a câmara do filme se afasta subindo, mais e mais, e vemos a sala iluminada, lá embaixo, em meio ao teto escuro do casario em torno daquela abertura para a noite de Nápoles perdendo-se de vista.

    Luciano invade a casa do “Grande Fratello”, ou o mundo inteiro é invadido por ela, torna-se ela ? Quando Orwell escreveu o seu 1984, não antecipava tanto... Luciano pescado, ou vendedor de peixe. A árdua questão da sustentabilidade da estrutura familiar, feliz e normal, à mercê do apelo promíscuo ?

    Pirandello fez essa crítica em “ A luz da outra casa”.

    Fernando Neto

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...