Resenha de Filme: O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua (Texas Chainsaw 3D)

9 de maio de 2013 1 Comente Aqui!

Após inúmeras continuações do original de 1974 (quatro no total), além do remake de 2003 e prequel de 2006, fica um bocado confuso se situar nesse O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua. Na teoria, essa nova investida do Leatherface no cinema, o maníaco que se notabilizou por empunhar uma moto-serra e usar o rosto de pessoas como mascaras, seria para contar a história de sua desconhecida prima. Um bebê então salvo das chamas por casal que participou da inquisição em torno da casa da esdrúxula família do assassino no primeiro filme de Tobe Hooper. Mas como o roteiro, escrito a seis preguiçosas mãos, é mais desleixado e furado que um queijo suíço, nem dá para levar isso muito a sério. Alias, se busca algum entretenimento com o filme - ele até diverte mesmo, mas não como deveria ser - melhor não levar nada muito a sério. Pois infelizmente a pegada aqui mira o pastiche, mas acaba mesmo é fazendo paródia. E também nunca justifica o horror cruel promovido por Hooper, que até criou o subgênero dos filmes de “terror rural”.

O fiapo de argumento desse O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua é apenas um conceito frágil para justificar o banho de sangue que vem a seguir. Até aí, nada demais, muitos filmes fazem o mesmo. Entretanto, se a premissa ainda não sinaliza um ponto negativo, as coisas começam a degringolar quando se percebe que está diante de uma auto-paródia. E francamente, nada pior para um filme de horror baseado em personagem mítico para o gênero do que não respeitar o material original. A história do Leatherface, nem nas continuações toscas dos anos 80, nunca foi algo tão zoado como aqui. E o problema nem é o uso abusivo dos clichês, pois acredito que tais artífices sejam adornos necessários para a evolução desse tipo de obra. O que incomoda é transformá-los em algo excessivamente gratuito, como quando força a barra no suspense com uma trilha sonora das mais aborrecidas. Na verdade, o diretor John Luessenhop, de Ladrões (2010), procura homenagear os lugares comuns do horror. Apesar da boa intenção, nunca atinge seu intento de uma maneira eficiente.  

Curiosamente, esse O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua carrega uma nuance que vai a contramão da estética do pastiche proposto inicialmente. Assim como alguns filmes de terror atuais, incluo também o recente A Morte do Demônio, a trama distribui sentimentalismos a torto e a direito. E aqui, esse sentimento afetivo advém da protagonista, Heather Miller (Alexandra Daddario - Passe Livre, Percy Jackson e o Ladrão de Raios), que se compadece pela condição débil de seu primo psicopata. A mocinha se mantém enternecida pelo Leatherface até mesmo quando ele começa a destrinchar os amiguinhos que ela leva para passar o final de semana na mansão herdada de sua titia altruísta. E não me perguntem como a parentada do assassino ficou milionária, já que sempre foram pé rapados caipirões. Talvez a doce senhora que manteve o louco por décadas em seu porão tenha ganhado uma bolada na loteria, mas vai saber? Daí seria exigir muito o filme também explicar isso.

Logo esse inaceitável interesse da jovem pelo primo assassino-serial se faz pontual para transformar nosso Leatherface em um anti-herói (pois é...). Essa consideração se faz forte depois que ela descobre que a cidade se pós contra a sua família, da qual teve conhecimento apenas naquele momento. Creio que exista a intenção de justificar esse estreitamento através de laços consanguíneos. No entanto, à medida que o filme se desenvolve, a trama segue por um caminho tão tresloucado que nada precisa fazer mais sentido. É relaxar e premeditar o absurdo seguinte, imaginando talvez que esteja diante de um novo exemplar da cine-série Todo Mundo em Pânico. Aquela máxima: “É tão ruim que fica bom (ou quase).” pode ser aplicada sem cerimônias para O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua. Se não causa medo, tensão, pelo menos faz rir. Ah, e o 3D do título? Um dos mais cretinos que já tive a oportunidade de presenciar. Provavelmente o filme deve ter sido convertido para a “tecnologia” na casa de algum dos seus produtores.

P.S: A título de curiosidade, um dos policiais do filme é Scott Eastwood, filho de Clint Eastwood (Menina de OuroAlém da VidaGran Torino).




Ficha Técnica:
O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua (Texas Chainsaw 3D).
Direção: John Luessenhop.
Roteiro: Adam Marcus, Debra Sullivan, Kirsten Elms.
Ano: 2013.

Elenco: Alexandra Daddario, Dan Yeager, Trey Songz, Scott Eastwood, Tania Raymonde, Shaun Sippos, Keram Malicki-Sanchez.

1 Comente Aqui! :

  • Raimundo Neto disse...

    Este filme é uma bosta completa...Desde do seu primeiro minuto ao último...Não sei como produções como esta são aprovadas...Não existe um mínimo de bom senso? O remake de 2003 de Marcus Nispel, com a Jessica Biel, continua sendo o melhor disparado

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...