Michael Haneke ganha o Prêmio Príncipe das Astúrias e diz que gosta do incomodar

15 de maio de 2013 0 Comente Aqui!
O diretor Michael Haneke venceu o prêmio espanhol Príncipe das Astúrias das Artes, um reconhecimento de seu ofício como cultura em uma época na qual se glorifica o êxito de bilheteria. Histórias incômodas, que falam de "coisas que causam temor e que desafiam o espectador", essa é a arte de Michael Haneke. "Para o cinema como tal, é muito formoso aparecer também nesta alta sociedade de cultura e ciência, porque hoje a maior parte do cinema é somente mainstream e isso não pode ser considerado como cultura", disse Haneke sobre o prêmio, que será entregue para ele em outubro no Teatro Campo amor de Oviedo, capital de Principado das Astúrias.

Nesse debate entre cinema como cultura ou como indústria, entre qualidade e bilheteria, Haneke tem sua resposta. "Um país deve refletir se quer cultura ou não. E a cultura, hoje em dia, não pode ser mantida sem subsídios. Se quiser o cinema como um produto comercial, é possível fazer como os EUA, mas então os filmes têm outro objetivo. Um cinema de massa não necessita de subsídio, mas também não é um produto cultural, mas sim econômico".

O próprio Haneke tem consciência de que seus filmes não são fáceis de serem contemplados ao colocar o público perante situações limite. "Não se trata de fazer com que o espectador deixe de olhar. Mas, às vezes, há realidades que são difíceis de suportar e, quando são mostradas de forma dura, pode ser que alguém não aguente", analisa o cineasta. Haneke afirma que "esse encontro com a verdade é sempre doloroso. "Essa é a essência do drama desde suas origens; desde a tragédia grega, o drama não trata de coisas agradáveis", diz.

"O cinema é drama, e o drama vive do conflito. Se um não se faz comédia e se ocupa de coisas sérias, tem que saber falar das coisas que nos aterrorizam. A violência na sociedade é uma dessas coisas que nos dão medo", explica sobre um dos eixos de sua obra. "Antes de mais nada, sou alguém que trata de fazer bons filmes", sintetiza o diretor. "Quando com um filme ou um livro consegue fazer com o que o povo faça uma reflexão ou se sensibilizem por uma tarde, então já ganhamos bastante", disse.

Ainda falou sobre o seu último filme, "Amor", e seus vários prêmios que recebeu (mais de 30 desde sua estreia em Cannes no ano passado), Haneke explica entre risos que foi "muito gratificante", mas já é hora de "produzir algo para voltar a ganhar dinheiro". "O motivo de fazer o filme é como enfrentar um sofrimento de uma pessoa que se ama", explica.

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...