Veja ou Reveja: O Grande Truque

6 de abril de 2013 1 Comente Aqui!
A coluna "Veja ou Reveja" de hoje traz um filmaço de 2006, que é O Grande Truque. O filme é dirigido pelo excelente Christopher Nolan, com o roteiro adaptado do livro de 1995 de mesmo nome escrito por Christopher Priest. O filme é estrelado por Hugh Jackman como Robert Angier e Christian Bale como Alfred Borden. No elenco também estão Michael Cane, Scarlett Johansson, David Bowie, Piper Perabo, Rebecca Hall e Andy Serkis. Com um diretor desse e um elenco de primeira linha, já vira filme obrigatório para todos ver. O livro de Christopher Priest foi adaptado por Chris Nolan e seu irmão, Jonathan Nolan, usando a estrutura que o Nolan gosta de trabalhar, a não-linear. O longa aborda temas como dualidade, obsessão, sacrifício e segredos, gerando conflito a cada segundo do filme. A produção de 2006 recebeu boas críticas e arrecadou bem nas bilheterias e ainda recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

A história se passa no século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

Christopher Priest, autor do livro The Prestige, era fã dos primeiros filmes na carreira de Christopher Nolan, Following e Amnésia, e o autor gostaria de ver sua obra adaptada pelo Nolan. Isso porque Sam Mendes demonstrou interesse em adaptar o romance de Priest para o cinema, mas a vontade do autor prevaleceu.

As iniciais do personagem principal formam a palavra ABRA (Alfred Borden Robert Angier), uma referência ao termo "Abracadabra", muito utilizado por ilusionistas em seus números. Um dos filhos do diretor Christopher Nolan fez uma ponta em "O Grande Truque", interpretando o personagem Alfred Borden quando criança.

A trilha sonora do filme foi composta por David Julyan, que já havia anteriormente trabalhado com Nolan em Following, Amnésia e Insonia. Como o filme, a trilha também foi dividida em três seções: a Promessa, a Virada e o Grande Truque. Alguns críticos ficaram desapontados com a trilha, afirmando que enquanto ela funciona muito bem com o filme, sozinha ela não tinha um impacto muito grande, com alguns descrevendo-a como "apenas funcional".

O Grande Truque é filme pra se ver várias vezes. Por todos os motivos acima citados e por muitos outros. O próprio autor do livro escreveu: "O filme tem um extraordinário e brilhante roteiro, uma adaptação fascinante do meu livro". Leia a nossa crítica do filme aqui feita pelo Tiago Britto. Se você ainda não viu, o canal FX passará o filme logo mais a noite a partir das 22:00h. Então, se não viu, veja ou reveja, porque vale a pena.

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...