Veja ou Reveja: 2 Coelhos

27 de abril de 2013 0 Comente Aqui!
2 Coelhos é uma produção nacional de 2012 dirigido e escrito por Afonso Poyart. O filme traz inovações não muito vistas no cinema brasileiro, explosões, perseguições, animações, elaborados efeitos visuais e muitas referências de cultura pop. Um dos grandes trunfos do longa é justamente seu roteiro elaborado e intrigante com uma narrativa não-linear que nos leva a um final inesperado. 2 Coelhos foge a regra do cinema brasileiro e é um dos grandes motivos para ser conferido.

No filme, após se envolver em um grave acidente automobilístico, no qual uma mulher e seu filho são mortos, Edgar, interpretado por Fernando Alves Pinto, é indiciado, mas consegue escapar da prisão graças à influência de um deputado estadual. Logo em seguida ele parte para uma temporada em Miami, onde retorna com um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado Jader (Roberto Marchese) que o ajudou, símbolo da corrupção política, quanto Maicon (Marat Descartes), um criminoso que consegue escapar da justiça graças ao suborno de políticos influentes, além de junto a eles, roubar o cofre público. Instigado, Edgar resolve colocar seu plano em prática e se aventura no mundo da ação em busca de recuperar a grana do cofre e colocar os criminosos atrás das grades. Enquanto isso, ele se envolve com Júlia, interpretado por Alessandra Negrini, uma promotora pública, que decide ajudá-lo nesta perseguição ao cofre público.

2 Coelhos levou quatro anos para estrear nos cinemas nacionais, as filmagens iniciaram em primeiro de outubro de 2009 com gravações em Guarujá e São Paulo, finalizando em 10 de novembro de 2009, teve um orçamento de R$ 3,5 milhões de reais, 80% bancado pela produtora Black Maria. Sobre o orçamento do filme Poyart diz: "Sou meio ansioso e resolvi começar logo, com nosso dinheiro mesmo. Só que a gente queria captar no meio do caminho e repor o caixa. É possível isto, ou nos disseram que era possível. Não aconteceu, acabamos captando pouco, apenas cerca de 20% do orçamento estimado. Então usamos dinheiro próprio, ao invés de incentivado. O que foi muito difícil, isto nos colocou em uma posição bem frágil".

Poyart ainda conta que "queria adaptar corrupção e criminalidade no início, mas acabou virando mais que isso. É um cara comum meio justiceiro, que vive coisas que vivemos no dia-a-dia", diz. O ator Caco Ciocler ainda completa: "É um filme sobre sobrevivência". 

Em uma entrevista ao site do nosso parceiro Adoro Cinema, Afonso Poyart disse que pegou as primeiras filmagens do Fernando Pinto e o modelou em 3D, tendo muita facilidade na área, pois já trabalhou também como animador. A outra cena que exigiu muito de Afonso nos efeitos visuais, foi quando a personagem da Alessandra Negrini tem uma crise de síndrome de pânico e ele faz com que ela combate essa crise levando sua mente para outra dimensão.

Muitos brasileiros falaram mal do filme, principalmente da sua estética e de seus efeitos, mas faço das minhas, as palavras do crítico de cinema do site Omelete, Érico Borgo: "Muita gente está torcendo o nariz para 2 Coelhos, alegando que "se eu quiser ver um filme com cara de feito nos EUA assisto a um filme de lá". Desde quando, porém, o cinema delimita criatividade por região, como se as retrógradas restrições de mercado do home vídeo, com suas incompatibilidades geográficas, também se aplicassem ao que se pode ou não criar em cada país? Quando um determinado gênero ou estilo ficou restrito a "Região 5" ou "Região 6"? Os grandes filmes americanos dos anos 1970 não conseguiram se desligar do formato vigente de trabalho com estúdios quando os cineastas se inspiraram no modelo francês - que, por sua vez, via em estadunidenses considerados "menores", como Alfred Hitchcock, um exemplo a ser seguido? A história do cinema está cheia de exemplos assim e a troca sempre fez parte do negócio (e uso aqui a palavra em seu sentido mais literal e comercial)".

2 Coelhos é divertido e inovador, tem uma ótima nova linguagem para o cinema nacional, que esta amarrada em comédias ruins e dramas novelescos piores ainda. Graças ao sucesso do filme, Afonso Poyart irá fazer sua estréia em Hollywood, dirigindo o filme "Solace", um suspense com tema sobrenatural, que deve ser estrelado por Anthony Hopkins. Além disso, 2 Coelhos, ganhará um remake norte-americano, com uma nova roupagem e Afonso será o produtor executivo. Leia nossa crítica e veja o que achamos desta produção nacional. Então, se não viu, veja o quanto antes. Se já viu, reveja.

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...