Resenha do filme "Cantando na Chuva" (1952)

21 de abril de 2013 0 Comente Aqui!


"I'm singing in the rain.. just singing in the rain..."

Entoar essa música é entrar em um filme mágico!
Em plena época de ouro do cinema mudo, Don Lockwood é um astro. Ele e sua eterna mocinha, Lina Lamont são o casal de ouro de Hollywood. Don tem tudo que sempre desejou, e lutou, desde o tempo que fazia shows em cabarés com seu amigo inseparável, Cosmo Brown, e em um encontro pra lá de inusitado com a mulher de sua vida, a linda e aspirante a atriz Kathy Selden. E desse encontro nasce uma relação inicial de "gato e rato", despertando a ira de Lina, que até então era apontada como par romântico na vida real de Don. E então entra em cena o melhor ingrediente do filme, a transição da era de filmes mudos para o cinema falado, o que leva a uma farsa envolvendo os protagonistas, até um desfecho digno de Hollywood!

Um filme belo! Tanto visualmente falando, como musicalmente. O filme conta a história de Don a partir de flashbacks de sua trajetória até estrelado e a luta para os atores se acostumarem ao cinema com falas e músicas. Algumas passagens são verdadeiros shows. Mas o que encanta além das músicas e das excelentes performances de Gene Kelly, Debbie  e Donald O'Connor, é o senso de humor em diversas passagens. O filme é um musical, mas diferente do que as pessoas reclamam de musicais não há a monotonia (com exceção de uma das últimas cenas, uma espécie de sonho de Don, que até mesmo eu, uma fã incondicional do filme, acho cansativa, embora seja de suma importância para o que representou a transição do cinema mudo para o falado em Hollywood!) .Muito pelo contrário, há muito humor nas cenas, principalmente quando há a participação de Donald O'Connor, no papel de Cosmo, o que lhe rendeu o prêmio de Globo de Ouro de Melhor ator Coadjuvante, totalmente merecido.

Algumas curiosidades do filme valem a pena serem ditas: O roteiro de Cantando na Chuva foi escrito apenas após a escolha das canções que fariam parte do filme. A chuva que aparece no filme enquanto Gene Kelly canta "Singin'in the rain" na verdade não apenas água, mas sim uma mistura de água com leite. No ia da gravação dessa famosa cena (talvez uma das mais famosas da história do cinema) Gene Kelly estava com febre, o que mostra o seu trabalho brilhante, já que esse fato não diminuiu em nada a magnitude da cena. O primeiro ator cogitado para o papel de Cosmo Brown foi Oscar Levant; Algumas das roupas utilizadas em Cantando na Chuva foram utilizadas posteriormente em outro filme, Deep In My Heart, de 1954. Além disso, o figurino do filme também é especial, refletindo a época de ouro do cinema, e sendo bastante fiel à realidade de Hollywood.

Cenas que valem a pena ver e rever: início de carreira de Don e Cosmo; aula de dicção de Don e Cosmo; o amanhecer dos amigos Cosmo, Don e Kathy, dançando na chuva com Gene Kelly (claro!) e a descoberta da farsa de Lina!

O filme foi indicado a apenas dois prêmios da Academia: Melhor atriz coadjuvante Jean Hagen e melhor trilha  sonora.


A direção é creditada a Stanley Donen e ao próprio Gene Kelly, que mostra que além de ator, cantor e dançarino manda muito bem na direção, misturando na dose certa humor, romance, drama e claro, música! Sendo que outro ponto forte de "Cantando na Chuva" é que a película pode ser tida como uma verdadeira aula de história acerca de uma período do cinema de Hollywood que vale mesmo a pena conhecer, a transição do cinema mudo para o falado. O filme é leve, emociona, encanta e nos transporta para uma época que vem ressurgindo no cinema, onde atores não eram somente atores, mas artistas completos!



Ficha Técnica

Diretor: Gene Kelly, Stanley Donen
Elenco: Gene Kelly, Donald O'Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen, Millard Mitchell.
Produção: Arthur Freed
Roteiro: Adolph Green, Betty Comden
Fotografia: Harold Hal Rosson
Trilha Sonora: Nacio Herb Brown
Duração: 103 min.
Ano: 1952
País: EUA
Gênero: Musical
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: Livre

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...