Resenha de filme: Bem-vindo aos 40

16 de abril de 2013 0 Comente Aqui!

Bem-Vindo aos 40, uma espécie de spin-off do longa "Ligeiramente Grávidos", é a nova comédia do roteirista e diretor Judd Apatow (O Zelador Animal), que surgiu para o mundo do cinema em 2005 com o interessante filme "O Virgem de 40 anos".  Desta vez, a ideia é retratar a vida de um casal, que enfrenta a crise da meia-idade, quando estão próximos a completar o quadragésimo aniversário. Para isso, retornam a cena os personagens Pete e Debbie, que eram coadjuvantes no longa citado anteriormente, e com eles retornam, também, suas filhas, que foram e são vividas pelas filhas de Apatow.

A trama nos leva a rotina de vida do casal, cuja as partes comemoram, coincidentemente, quarenta anos na mesma semana. Juntos eles viverão uma dessas crises que aparecem com o tempo e precisarão vence-la para provar que a fase mais feliz da vida de uma pessoa está entre os seus quarenta e sessenta anos. O grande problema é aceitar que eles já não são aqueles jovens de quando se conheceram.

O grande destaque da direção é o de saber trabalhar o lado psicológico de seus personagens e a dupla de atores principais. Leslie Mann (Rio, ParaNorman, Eu Queria Ter a Sua Vida) e Paul Rudd (As Vantagens de Ser Invisível, Como Você Sabe, Um Jantar Para Idiotas) formam um casal muito interessante e conseguem, por muitas vezes, segurar as derrapadas do roteiro, que mesmo sendo inteligente, termina apelando para o banalismo em alguns momentos. Ambos circulam muito bem entre os momentos dramáticos e os cômicos garantindo assim a sensação de estarmos diante de pessoas reais, que vivem suas horas de diversão, mas que, sendo de carne e osso, sofrem com a rotina da vida. O problema é que aos mesmo tempo que os protagonistas são interessantes, alguns coadjuvantes são completamente desnecessários. Megan Fox, por exemplo, está no filme por dois motivos, sendo o primeiro deles o de atrair público e o segundo de aparecer de lingerie. De resto seu personagem nada acrescenta a trama, assim como os de Melissa McCarty e Jason Segel. 

A afirmação anterior remete ao fato de sensação da película ser longa demais. Mais de 120 minutos de projeção chega a ser uma afronta ao espectador. Um pouco mais de cuidado e uma obra mais enxuta poderia ter resultado em uma comedia excelente, principalmente pelo fatos de todos os ingredientes estarem presente no roteiro. Viagens de reconciliação, problemas sexuais, a luta para manter a forma física, a melhor forma de educar as crianças e problemas financeiros são problemas vividos por todo mundo e seriam uma ótima oportunidade para o espectador se enxergar em cena e rir das situações que ele mesmo vivencia. E é nesse aspecto que essa crítica afirma que infelizmente o foco se perde em alguns momentos da trama e passam a ganhar relevância as sub-tramas bobas de seus coadjuvantes.

Repleto de referências pop, que passeiam de Lost a David Schwimmer (Confiar) e a forma de Ross Geller praticar sexo, Bem-Vindo aos 40 não deixa de ser uma comédia acima da média, porém deixa a desejar em alguns aspectos e principalmente por se tratar de uma obra de Judd Apatow. Leslie Mann e Paul Rudd são os carregadores de piano que fazem tudo fluir da maneira mais agradável possível e juntos conseguem nos propor um entretenimento que, de um jeito ou de outro, é de qualidade.

Trailer do Filme:

Ficha Técnica:
Filme: Bem Vindo aos 40 (This is 40)
Diretor: Judd Apatow
Elenco: Jason Segel, Megan Fox, Paul Rudd, Leslie Mann, Chris O'Dowd, Lena Dunham, Melissa McCarthy, Albert Brooks, John Lithgow, Johnny Pemberton, Charlyne Yi, Ryan Lee, Maude Apatow, Iris Apatow, Wyatt Russell, TIm Bagley, Annie Mumolo, Suzy Nakamura, Robert Smigel, Phil Burke, Tom Everett, Nicol Paone, Erica Vittina Phillips, Phil Hendrie, Tom Yi, Joanne Baron, Ava Sambora, Mackenzie Aladjem, Blake Garrett, Gerald Emerick, Michael James Spall, Andrew Schlessinger, Andrew Wayne, Ian Laperrière, D. A. Sandoval, Taylor Matijevich, Tara Kredel, Graham Parker, Travis Scott, Mindy Jones, Jack Patrick Metcalf, Bradley James Metcalf, Dave Cowen, Hayley A. Danner, Michael Didriksson, David Paul Francis, Enzo Gentile, Christeon Gordon, Rebekka Johnson, Katia Kieling, Jessica Lee, Pedro Lopez, Robert McMurrer, Kristin Quick, Deborah Rombaut, Sapphire, Tatiana Sarasty, Noni Tulk-Perna, Mark Anthony Williams, Cordelia Zawarski.
Produção: Judd Apatow, Barry Mendel, Clayton Townsend
Roteiro: Judd Apatow
Fotografia: Phedon Papamichael
Trilha Sonora: Jon Brion
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Apatow Productions / Forty Productions



0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...