Resenha de Filme: Scarface

30 de abril de 2013 0 Comente Aqui!


Em dezembro deste ano será comemorado o aniversário de trinta anos do filme Scarface, dirigido por Brian de Palma e estrelado por Al Pacino. Quando lançado, em 1983, a obra causou bastante discussão sendo ovacionada por alguns, mas considerada uma apologia a violência por outros. O longa é uma refilmagem do filme original do diretor Howard Hawks, Vivido por Leonardo DiCaprio em O Aviador. Outra curiosidade da trama é o seu roteiro, que precisou ser revisado e reajustado, por Oliver Stone, para conseguir ambientar o submundo do tráfico da maneira a causar no espectador a certeza de que se trata de um meio sujo e violento. 

Na projeção o espectador acompanha os passos de Tony Montana, um refugiado cubano, que, junto com seu amigo Manny, é "deportado" para os Estados Unidos. Após alguns meses tentando manter um vida normal e ganhar dinheiro de forma justa e honesta, ficou, para eles, mais do que evidente que, sem estudo e conhecimento, estariam fadados a viver na pobreza e com empregos desvalorizados. A saída desta situação foi entrar para o mundo do crime e trabalhar no tráfico de drogas, quando Tony  demonstra ser uma pessoa diferenciada e em pouco tempo consegue crescer rapidamente. No topo do cartel de cocaína, Tony precisa encontrar uma forma de permanecer no topo, mas é neste momento que ele percebe que esta era a parte mais difícil de se realizar. 

Como já mencionado, o roteiro de Oliver Stone é detalhista e se preocupa em nortear o universo sujo que é o mundo das drogas. A violência de fato não é poupada e serve para enriquecer mais ainda a trama, que mostra a impiedade dos poderosos cartéis e o universo de traições e tramoias que lhes cercam. A realidade é absurda e o tempo foi capaz de comprovar os males que a cocaína pode prover à sociedade. Outro ponto de crítica é a corrupção policial que demonstra o que é preciso o mafioso fazer para ter a polícia em suas mãos. O final é previsível, mas é realizado de forma tão espetacular que não incomoda de maneiro alguma. Os diálogos são bem costurados e repleto de frases marcantes do mundo cinematográfico. Quem ganhou com esse belo trabalho foi o diretor Brian de Palma, que enriqueceu a obra com elegância e realidade, sabendo aproveitar as tomadas e brincando com situações interessantes através de cenas clássicas, que por vezes previsíveis, como o final, mas ainda assim interessantes.

Al Pacino demonstra mais uma vez sua grande capacidade como profissional e é o maior responsável pelo impactado causado pela produção. Seu personagem, Tony Montana, exigiu do ator uma atuação exagerada e impulsiva, principalmente pelo fato de estar representando uma pessoa sem muita educação e que não se preocupa muito em pensar antes de agir, sendo violenta por diversão. O refugiado cubano é vulgar, mas, apesar de sempre estar de cara fechada, consegue arrancar alguns risos de canto de boca do espectador. Há quem comente que para Al Pacino tenha sido fácil viver o personagem, pelo fato de já ter interpretado Michael Corleone na trilogia O Poderoso Chefão, porém Michael é exatamente o inverso de Montana, sendo educado, comedido e recalcado na sua forma de pensar e agir. Essa comparação só serve mesmo para valorizar ainda mais o grande ator que é Al Pacino. 

Em resumo, estamos tratando de uma obra polêmica, mas que cada vez mais se torna referência em seu segmento. Para quem não sabe, a censura solicitou três edições diferentes do filme e mesmo assim não queria autorizar sua reprodução. Depois de muito batalhar os produtores conseguiram justificar como sendo uma arma contra o mundo das drogas e finalmente levaram a público um filme excelente como este é. 


Trailer do filme:

Ficha Técnica:
Diretor: Brian De Palma
Elenco: Al Pacino, Steven Bauer, Michelle Pfeiffer, Mary Elizabeth Mastrantonio, Robert Loggia, Miriam Colon, F. Murray Abraham, Paul Shenar, Harris Yulin, Ángel Salazar, Arnaldo Santana, Pepe Serna, Michael P. Moran, Al Israel, Dennis Holahan, Mark Margolis, Michael Alldredge, Ted Beniades, Richard Belzer, Paul Espel, John Brandon, Tony Perez, Garnett Smith, Loren Almaguer, Gil Barreto, Heather Benna, Sue Bowser, Tina Leigh Cameron, Victor Campos, Robert Hammer Cannerday, Rene Carrasco, Albert Carrier, John Carter, Richard Caselnova, Gary Carlos Cervantes, Carlos Cestero, Johnny Contardo, Roberto Contreras, Caesar Cordova, Gregory Cruz, Dante D'Andre, Richard Delmonte, Wayne Doba, Michel François, BenFrommer, Edward R. Frommer, John Gamble, Troy Isaacs, Ronald G. Joseph, Mario Machado, Joe Marmo, Ray Martel, John McCann, Richard Mendez, Victor Millan, Santos Morales, Mike Moroff, Angela Nisi, Manuel Padilha Jr., Tony Pann, Ilka Tanya Payan, Barbra Perez, Michael Rougas, Anthony Saenz, Geno Silva, Arnold Tafolla, Charles A. Tamburro, Jim Towers, Robert Vandenberg, Bob Yanez, Angela Aames, Nancy Lee Andrews, Dona Baldwin, Lee Benton, Cynthia Burr, Lana Clarkson, Karen Criswell, Margo Kelly, Ava Lazar, Emilia Crow, Marii Mak, Shelley Taylor Morgan, Catharine Richardson, Pat Simmons, TerriTaylor, Charlie Adiano, Lisa Katz, Jeanette Linne, Margaret Michaels, Rhonda Sandberg, Katt Shea, Marcia Wolf
Produção: Martin Bregman
Roteiro: Oliver Stone
Fotografia: John A. Alonzo
Trilha Sonora: Giorgio Moroder
Duração: 170 min.
Ano: 1983
País: EUA
Gênero: Policial
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Universal Pictures
Classificação: 18 anos

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...