"É preciso que as pessoas de todo o mundo descubram o cinema brasileiro", diz Cacá Diegues

23 de abril de 2013 0 Comente Aqui!
Cacá Diegues é o padrinho do Festival de Cinema Brasileiro de Paris e ele quer divulgar o cinema brasileiro ao mundo, convencido de que surpreenderá por sua qualidade. "É preciso que as pessoas de todo o mundo descubram o cinema brasileiro. Nem tudo é bom, mas há filmes de muito boa qualidade que não chegam a muitos países por um problema de distribuição, por causa dessa concorrência permanente com o cinema dos Estados Unidos", afirmou à Agência Efe. 

Diegues é chamado de Pai do "Cinema Novo", que revolucionou a sétima arte no Brasil com um verniz social e ligado à realidade, "fazendo um cinema humanista, que é o valor mais importante de todos". "Não se pode fazer o mesmo cinema de há 50 anos, mas a jovem geração manteve o gosto por falar da realidade, essa visão das coisas que sucedem em seu entorno, essa visão social", afirma. "Nós éramos muito poucos e todos fazíamos um cinema com o mesmo sabor. Agora há mais diversidade. Não só se faz cinema em São Paulo e Rio de Janeiro, também há escolas regionais. Há muita variedade geracional e temática", assegura Diegues. 

Ele ainda convida a descobrir "O Som ao Redor", estreia de Kléber Mendonça, um jovem cineasta que "fala do que acontece na classe média brasileira que ascende". "Os brasileiros têm a sensação de que o país muda muito, mas em geral o povo quer mais mudança", afirma o diretor, que diz que "não se deve ser pessimista, mas é preciso se manter atento".

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...