Resenha de Filme: Sete Psicopatas e um Shih Tzu (Seven Psychopaths)

8 de abril de 2013 0 Comente Aqui!

Em 2008 surgia para o mundo cinematográfico o diretor inglês Martin McDonagh, que responsável pelo longa Na Mira do Chefe ganhou muitos elogios da crítica, mas nem tantos do público. O diretor volta agora com a produção Sete Psicopatas e Um Shih Tzu, que continua sendo interessante, mas que não conseguiu atingir o nível da fita anterior. De toda forma, é fato que o talento do diretor está consolidado, principalmente pela capacidade de criar diálogos maravilhosos, que arrancam o riso e conseguem constranger ao mesmo tempo. Por sinal este é o destaque da ótima direção, como já mencionado, possui diálogos afiados e grande capacidade de atrair o riso diante de situações absurdas e totalmente violentas. 

Na trama seguimos Marty, um escritor não muito criativo e que não consegue buscar inspiração para o seu novo roteiro, pelo qual ele só possui o nome "Sete Psicopatas". Seu melhor amigo, um ladrão de cachorros, decide anunciar no jornal que está procurando psicopatas interessados em contribuir com o roteiro e contar sua própria história de vida. Ele acredita estar ajudando Marty, mas de um jeito ou de outro, terminou lhe jogando em um mundo de crime, após um gângster, dono de um Shih Tzu, resolver ir atrás de seu animal e matar aqueles que lhe sequestrou. Os amigos e o um psicopata decidem fugir pela ruas de Los Angeles e tentar escapar das garras desse, temperamental, oponente. 

Os personagens do filme são bastante peculiares e capazes de promover um alto nível de humor negro. Todos no longa são amorais e possuem diálogos fortes e cômicos na medida certa. Infelizmente não podemos dizer que se trata de uma produção perfeita, pelo fato do roteiro no final aparentar ter se perdido e o desfecho da obra dar a impressão de ser um improviso, mas se trata de uma obra capaz de entreter com qualidade e lembrando, nas devidas proporções, obras do mestre Quentin Tarantino. Um ponto do longa, que deveria ser uma qualidade, terminou, em determinados momentos, servindo como uma fraqueza  Os personagens da trama parecem saber que estão fazendo parte de um filme, que está sendo escrito, e exatamente por isso comentam em determinados momentos o futuro do enredo, o que termina deixando a obra previsível. As surpresas ficam por conta dos momentos de violência, que são muitos, e as reações de seus personagens aos acontecimentos.

Apesar de achar que os personagens poderiam ser melhor desenvolvidos, afinal todos são lembrados por uma só característica marcante, acredito que todos tenham carisma suficiente para agradar o público. Outros responsáveis por esse carisma são os atores, que fazem um ótimo trabalho, com destaque para Sam Rockwell (Cowboys & Aliens, Homem de Ferro 2), que mesmo sendo coadjuvante rouba todas as cenas. O ator está hilário e faz o papel do personagem mais interessante da trama. Colin Farrell (O Vingador do Futuro, Quero Matar Meu Chefe), Christopher Walken (Amigos Inseparáveis), Woody Harrelson (Jogos Vorazes, Amizade Colorida) completam o elenco principal e não fazem feio. Todos conseguem desempenhar o esperado de seu papel, sendo melhores os que possuem os melhores personagens e menos melhores os com personagens menos interessantes, como o fracassado roteirista, que só consegue "criar" personagens de acordo com as histórias que seus amigos lhe contam.

Sete Psicopatas e Um Shih Tzu é repleto de bons momentos, que funcionaria melhor em pequenos esquetes e que sofre da síndrome de achar que é melhor do que realmente é. Possui suas qualidades, mas apresenta defeitos. O público brasileiro, que não costuma gostar muito de filmes de comédia tipicamente britânica, vide O Guarda, do irmão de Martin McDonagh, que ganhou indicações a prêmios e quase não foi assistido no país, precisará topar viajar nessa aventura para se divertir. Sem sombra de dúvidas se trata de uma produção acima da média, porém apenas legal.


Trailer do Filme:

Ficha ténica:
Diretor: Martin McDonagh
Elenco: Michael Pitt, Michael Stuhlbarg, Sam Rockwell, Colin Farrell, Abbie Cornish, Christopher Walken, Helena Mattsson, Linda Bright Clay, Harry Dean Stanton, James Hébert, Christopher Gehrman, Christian Barillas, Joseph Lyle Taylor, Kevin Corrigan, Woody Harrelson, Gabourey Sidibe, Zeljko Ivanek, Long Nguyen, Christine Marzano, Frank Alvarez, Tom Waits, Brendan Sexton III, Amanda Mason Warren, John Bishop, Richard Wharton, Olga Kurylenko, Johnny Bolton, Ronnie Gene Blevins, Tai Chan Ngo, Bonny the ShihTzu, Lionel D. Carson, Samantha Cutaran, Kiran Deol, Ryan Driscoll, Sam B. Lorn, Sandy Martin, Ben L. Mitchell, Lourdes Nadres, Jamie Noel, Ante Novakovic, Patrick O'Connor, Andrew Schlessinger, Scott Anthony Simmons, Ricky Titus, Todd Weeks
Produção: Graham Broadbent, Peter Czernin, Martin McDonagh
Roteiro: Martin McDonagh
Fotografia: Ben Davis
Trilha Sonora: Carter Burwell
Duração: 109 min.
Ano: 2012
País: Reino Unido
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Blueprint Pictures
Classificação: 14 anos

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...