Resenha de Filme: Ben-Hur (1959)

10 de abril de 2013 1 Comente Aqui!




A cidade: Jerusalém. O século: I. Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu se reencontra com seu amigo de juventude Messala (Stephen Boyd), então chefe das legiões romanas na cidade. Porém, um desentendimento de cunho político faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como um escravo, mesmo tendo plena convicção da inocência do amigo. Mas o destino de Ben-Hur ainda reserva uma oportunidade de vingança além da imaginação de qualquer um.

A aventura do herói nos leva a uma fuga surpreendente de um barco de escravos em plena batalha, a sua vingança contra os seus carrascos na famosa e violenta corrida de quadrigas e até um fatídico encontro com Jesus Cristo em pessoa.

E não só a história impressiona. Falar em filmes épicos e não citar Ben-Hur como o épico dos épicos, seria simplesmente imperdoável. Cenas memoráveis, trilha sonora impactante, sequências surpreendentes (principalmente para a época!), milhares de figurantes, armaduras, cenários grandiosos, tudo em Ben-Hur impressiona, a começar pela atuação do incrível Charlton Heston, que segura o filme de ponta a ponta, mostrando que sua escalação para o mercador/ escravo/ vingador não foi a toa. Ele é definitivamente "Ben-Hur". Sem dúvidas, nem contestações.


As cenas memoráveis do filme, e suas locações também são um show a parte. A épica cena da corrida de bigas entrou para a história e com todo o mérito. Sua preparação foi minunciosa para garantir a beleza, fluidez e veracidade. O telespectador é levado para o século I, como se estivesse vivendo aquela situação. Outro ponto alto do filme é o seu roteiro que conta a saga de Ben-Hur paralela à história de Jesus Cristo, culminando em um encontro de histórias magistral.

O filme, como quase todos os épicos é grande, 4 horas de duração. Para os não acostumados, o filme pode até cansar, mas ele se propõe a não deixar que isso ocorra, pois "amarra" a sua história, com passagens que empolgam. Porém, por ter sido lançado com as 4 horas, os cortes da fita original acabaram originando alguns hiatos (como a transformação de Ben-Hur em um exímio condutor de bigas. Faltou dizer como isso aconteceu!)

Claro que como um bom filme de época, lançado na época de ouro de Hollywood, rendeu várias indicações ao Oscar, sendo recordista com um total de 12, melhor filme, melhor diretor (William Wyler), melhor direção de arte a cores, melhor ator (Charlton Heston), melhor ator coadjuvante (Hugh Griffith), melhor fotografia, melhor figurino a cores, melhor efeitos especiais, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor som e melhor roteiro adaptado, não sendo vencedor apenas da última categoria.

Algumas curiosidades são interessantes sobre o filme. Os atores Burt Lancaster, Marlon Brando e Rock Hudson recusaram o papel de Judah Ben-Hur; no roteiro original os personagens de Ben-Hur e Massala teriam uma relação homossexual, porém o diretor do filme sabia que Charlton Heston jamais aceitaria representar um personagem com tendências homossexuais, passou tal informação somente para Stephen Boyd, intérprete de Massala, e assim é perceptível esse tom no personagem; o barco romano utilizado nas filmagens era em tamanho real, produzido por um autêntico arquiteto especializado em arquitetura romana, porém ele afundou nas primeiras filmagens, o que fez com que ele fosse colocado num tanque, onde a água teve que ser "pintada" de azul para dar realismo às cenas; a cena da corrida de quadrigas durou 94 dias, custou 1 milhão de dólares, utilizou 8.000 figurantes e 76 cavalos; a trilha sonora, obra do Miklós Rózca foi composta em 8 semanas; esta foi a 3ª adaptação para o cinema da história de Ben-Hur, sendo que as adaptações de 1907 e 1926 foram mudas.

Ben-Hur é sem dúvida um filme obrigatório para quem gosta de cinema, para quem gosta de história e para quem simplesmente gosta de se deixar levar para outra época.






Diretor: William Wyler
Elenco: Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Stephen Boyd, Hugh Griffith, Martha Scott, Cathy O'Donnell, Sam Jaffe, Finlay Currie, Frank Thring, Terence Longdon, George Relph, André Morell
Produção: Sam Zimbalist
Roteiro: Lew Wallace, Karl Tunberg
Fotografia: Robert Surtees
Trilha Sonora: Miklós Rózsa
Duração: 212 min.
Ano: 1959
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)




1 Comente Aqui! :

  • Anônimo disse...

    Se voce prestar atenção, o filme da umas dicas que ben hur foi condutor de bigas, quando o consul arrios passa toda a sua herança para ben hur, ele diz na cerimonia que ben hur havia conduzido o seus cavalos ( do consul) em cinco vitórias no grande circo.
    Outra situação é quando ben hur ja em jerusalem se encontra o sheik iderin e faz uma observação de como os cavalos do sheik deveriam ser conduzidos, fazendo uam alusão de que era condutor de bigas e diz a ele (sheik) que correu no grande circo em roma.
    É lógico que tudo isso não foi mostrado, pois perderia a graça, uma vez que a surpresa de sabermos isso seria na grande corrida contra messsala.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...