Top Five - David Fincher

7 de março de 2013 0 Comente Aqui!

Antes de se tornar um dos cineastas mais queridos da atualidade, David Fincher foi um requisito diretor de videoclipes, criando imagens para a música de diversos para diversos astros do pop a exemplo de George Michael, Madonna e Paula Abdul. A sua estréia no cinema foi na cadeira de direção do terceiro filme da franquia Alien. Duramente criticado, Fincher quase desistiu de perseguir uma carreira em Hollywood... Felizmente ele resolver tentar mais uma vez e, com muitos acertos e alguns erros, construiu uma carreira sólida e aclamada.

Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995)


O grande impacto de O Silêncio dos Inocentes (1991) - o filme que tornou Anthony Hopkins num mega-astro da telona - fez os cinéfilos da década dos anos 1990 assistirem uma enxurrada de bons thrillers; entre eles estava Seven (também grafado Se7en), o segundo filme de Fincher. A história de Se7en gira em torno de dois detetives que correm contra o tempo para descobrir a identidade de um serial killer que matará 7 pessoas para encenar, de forma simbólica (e bem grotesca), os sete pecados capitais. Interpretando os detetives estão Brad Pitt, no auge de sua fase "ídolo teen" e Morgan Freeman, que após essa produção foi consagrado como um peso-pesado em Hollywood.

Vidas em Jogo (1997)


Com Michael Douglas no papel do personagem principal do filme, Nicholas van Orton, Vidas em Jogo é seguramente um destaque da filmografia de David Fincher, apesar de não ser, estranhamente, mencionado no tom de admiração que os outros filmes dessa lista. Van Orton é um banqueiro bem sucedido, porém, a sua falta de comunicação e contato humano preocupa a todos por causa do histórico de suicídio na sua família: o pai dele se jogou do telhado quando Nicholas era apenas uma criança. No dia do aniversário de Nicholas o seu irmão encrenqueiro, Conrad (Sean Penn), o convida para "O Jogo" (The Game, título original do filme), e a sua vida à partir daí dará uma guinada para o surreal.

Clube da Luta (1999)


Clube da Luta aparece com uma certa frequência aqui no Cinema Detalhado. Temos a resenha do meu colega Silvano Vianna, a minha publicação sobre a trilha sonora do filme e a inclusão dele no meu Top Five de filmes prediletos. Preciso dizer mais alguma coisa?

O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)


Baseado no conto homônimo do escritor americano F. Scott Fitzgerald, o filme conta as peripécias do personagem titular, encarnado por Brad Pitt. Benjamin Button tem uma condição médica incomum: ele literalmente nasceu velho e vai ficando novo com o tempo, o que o faz ter uma visão bem peculiar e interessante da condição humana. No coração do filme está a relação conturbada de Benjamin com Daisy Fuller (Cate Blanchett), contida numa série de encontros e desencontros que durarão todas as suas vidas.

A Rede Social (2010)


Genial? Mortalmente entediante? Revolucionário? Um filme que valeu bem menos do que a sua fama? A história da criação do Facebook não foi do agrado de todo mundo, mas deixou a sua marca no mundo cinematográfico de três anos atrás. Um dos destaques do filme é a sua trilha sonora, ganhadora de um Oscar e um Globo de Ouro.

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...