Resenha de Filme: G.I. Joe 2: Retaliação (G.I. Joe: Retaliation)

30 de março de 2013 2 Comente Aqui!

Entra em cartaz nessa semana o filme G.I. Joe 2: Retaliação, a suposta continuação do fraco G.I. Joe - A Origem da Cobra (2008). O filme que deveria ser lançado em Agosto passado mas terminou sendo adiado para ser convertido em formato 3D (muitos sites tinham especulado que a produção foi adiada para que fossem refilmadas várias cenas e isso aparentemente não é verdade). O longa é estrelado por  Dwayne "The Rock" Johnson (Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio), Bruce Willis (Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer) e Channing Tatum (Magic Mike). A produção é dirigida por Jon Chu que anteriormente comandou Justin Bieber: Never Say Never - 2011, que foi filmado em 3D e é o documentário com maior bilheteria da história dos cinemas (pois é, tem gosto para tudo mesmo).

O filme G.I. Joe 2: Retaliação é a continuação da adaptação para os cinemas dos personagens em quadrinhos,  que por sua vez foram inspirados na coleção de bonecos da Hasbro "Comandos em Ação". Neste novo longa a equipe especializada em lutar contra os terroristas "Cobra" não está lutando apenas contra o seu inimigo mortal, eles também são forçados a enfrentar ameaças de dentro do governo americano que agora é controlado pela organização criminosa. Os heróis tem que impedir o sucesso do novo plano elaborado pelo Comandante Cobra que põem em risco a própria existência dos Joes e ameaça todo o planeta.  

Eu confesso que fui no cinema conferir essa produção bem receoso, pois particularmente achei o primeiro filme da franquia muito bobo e exagerado, além disso pesam também os fortes boatos que cercavam a qualidade da produção (muitos sites especializados creditavam o adiamento do lançamento a péssima qualidade do roteiro que teria levado a resultados ruins nas sessões de teste e a necessidade do estúdio em refilmar várias partes do longa, coisa que ao que tudo indica não aconteceu). Fora isso o estúdio optou depois em converter a obra para 3D, o que sempre e é sempre mesmo só atrapalha e torna o filme pior do que ele realmente é. Digo isso pois quando o estúdio opta por converter um filme para 3D a qualidade e profundidade deste efeito se perde, então depois de conferir a obra eu lhes aconselho,s e for assistir ao filme nos cinemas prefira a obra original sem a conversão.

Já dentro da sala de cinema e assistindo ao filme, em 3D convertido "meia boca caça níquel", o que me chamou a atenção foi o quanto essa produção é uma falsa continuação, ou seria uma descontinuação?! Juro que ao longo da projeção eu fiquei com essa dúvida. Ora, se no filme original os GI Joes são um exército enorme, com uma base secreta gigantesca e atuação em todo o mundo cadê esse pessoal todo?! Entraram em greve, se aposentaram, todo mundo morreu ou foram abduzidos?! Mas, tudo bem vamos fingir assim como nessa "descontinuação" que os Joes , toda aquela equipe gigantesca, se reduza a uma pequena equipe no deserto na operação inicial do filme e que foi massacrada facilmente. Isso sem contar personagens muito relevantes no primeiro filme como Scarlett, Ripcord (o melhor amigo de Duke!!!), Baronesa (o grande amor da vida de Duke!!!) ou General Hawk que simplesmente não são mencionados e tratados como se nunca tivessem existidos; é sério!!!

Por essas e outras cosias menores que eu digo e repito esse filme não é uma continuação é um reboot camuflado de continuação, por sinal esta é uma coisa que ultimamente anda muito na moda, já vimos isso acontecer recentemente em Motoqueiro Fantasma 2 e Viagem 2 - A Ilha Misteriosa. E sabe qual é o pior aspecto nisso tudo, todos esse reboots meia boca que foram maquiados em continuações foram mal feitos e em vez de ajudar a alavancar essas "franquias" só fizeram o destrabalho de estraga-las mais ainda. G.I. Joe 2: Retaliação infelizmente é um filme muito fraco, com piadas sem graça e cenas muito forçadas (para não dizer extremamente mentirosas) na maioria das vezes. O roteiro além de vazio, confuso e muito acelerado (não dando tempo para o desenvolvimento dos personagens ou para nos conectarmos aos mesmos) "esquece" que se trata de uma continuação cometendo vários pequenos deslizes que somados tornam a produção muito falha. Quem for conferir o filme nos cinemas vá ciente de todos esse defeitos e talvez consiga curtir a produção, embora eu duvido muito disso.

2 Comente Aqui! :

  • Duds disse...

    Realmente o filme fico um vazio enorme deixado pelos personagens quase que principais do primeiro filme!
    Lamentavel!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...