Resenha de Filme: De Volta Para o Futuro 3 (Back To The Future - Part III)

11 de março de 2013 0 Comente Aqui!

É nítido que De Volta Para O Futuro 3 seja o filme mais fraco da trilogia. Não digo que seja uma película ruim e considero, sim, uma produção capaz de promover entretenimento.  A questão é que o longa não é tão complexo quanto os seus antecessores, sendo a produção com menos reviravoltas interessantes e mais linearidade nos acontecimentos. Em De Volta Para O Futuro, flutuamos do presente para o passado e entendemos as consequências que uma decisão diferente pode causar na vida de uma pessoa. Em De Volta Para O Futuro 2, passeamos em passado, presente e futuro, por meio de um roteiro complexo, e ficamos encantados como os acontecimentos podem ser intercruzados. Na terceira parte da trilogia, vamos ainda mais para o passado, porém paramos por ali e começamos e desfrutar mais do psicológico dos personagens.

O segundo filme da franquia termina com Marty recebendo uma carta, que continha a informação da localização do Dr. Emmett e uma ordem direta para que ele não retorne ao passado para resgatá-lo. A questão é que o garoto descobre que o doutor foi assassinado sete dias após ter redigido o texto e exatamente por isso ele toma a decisão de voltar em 1885 para tentar salvar o amigo. Nesse momento somos jogados em uma aventura de faroeste, com diversas referências aos clássicos do cinema e a própria trilogia De Volta Para O Futuro. O que muda é o fato da aventura ser deixada mais um pouco de lado para serem apresentados os perfis psicológicos dos personagens. O Doutor é uma pessoa mais amarga e Marty alguém que não se encaixa com aquele universo.

O nível de detalhes não me pareceu ser tão caprichado. O tataravô de Marty, por exemplo, não me cativou e na verdade nem sei direito o verdadeiro motivo dele participar da trama. Outro erro é o de por uma antepassada de sua mãe como a esposa de seu antepassado. Não tem muita lógica, a não ser que se considere que pessoas casadas no futuro são obrigadas a conviver com os antepassados de seus maridos ou esposas. Por outro lado, temos ótimas referências a filmes famosos como Táxi Driver e a famosa cena " You talking to me?" e também ao eterno Clint Eastwood e seus filmes do clássico velho oeste. Outro ponto que valoriza a produção é a inúmera quantidade de dicas que nos foram dadas no filme anterior: O jogo de fliperama era de faroeste, o filme que Biff assistia era de Clint Eastwood e a referência a seu bisavô são alguns exemplos.

De toda forma, a trilogia é concluída de maneira satisfatória e respondendo ao máximo de pontas que poderia. A questão é que você atinge o ápice de empolgação no segundo filme da franquia e termina criando altas expectativas para esse terceiro longa. Não gostei do final do Doc, mas não o julgo como ruim. Maldita seja a sensação de esperar sempre mais, porém ainda digo ser uma produção legal.


Trailer do Filme:

Ficha Técnica:
Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Mary Steenburgen, Thomas F. Wilson, Lea Thompson, Elisabeth Shue, Matt Clark, Richard Dysart, Pat Buttram, Harry Carey Jr., Dub Taylor, James Tolkan, Marc McClure, Wendie Jo Sperber, Jeffrey Weissman, Christopher Wynne, Sean Sullivan, Mike Watson, Hugh Gillin, Burton Gilliam, Bill McKinney, Donovan Scott, Flea, J.J. Cohen, Ricky Dean Logan, Marvin J. McIntyre, Kaleb Henley, Todd Cameron Brown, Dannel Evans, Leslie A. Prickett, Dean Cundey, Jo B. Cummings, Steve McArthur, John Ickes, James A. Rammel, Michael Klastorin, Michael Mills, Kenny Myers, Brad McPeters, Phinnaes D., Rod Kuehne, Leno Fletcher, Joey Newington, Larry Ingold, Tim Konrad, Glenn Fox
Produção: Neil Canton, Bob Gale
Roteiro: Bob Gale, Robert Zemeckis
Fotografia: Dean Cundey
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 118 min.
Ano: 1990
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Universal Pictures / Amblin Entertainment / U-Drive Productions

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...