Resenha de Filme: De Volta Para O Futuro (Back To The Future)

6 de março de 2013 1 Comente Aqui!

De Volta Para o Futuro é um dos grandes clássicos do anos oitenta e uma daquelas produções que serve para nos mostrar o quanto é possível se fazer um filme de aventura, criativo e muito inteligente. De Volta Para o Futuro é um desses filmes atípicos que você assiste várias vezes e todas elas termina se divertindo. É, sem sombra de dúvidas, uma das melhores aventuras cinematográficas de todos os tempos e que nunca irá se desatualizar.

A trama gira em torno de um garoto, Marty McFly, que vive uma vida comum para qualquer adolescente. Tem problemas de relacionamentos com os pais, mesmo convivendo tranquilamente com eles, possui uma namorada bonita e é constantemente perseguido pelo diretor do colégio em que estuda. O jovem tem um amigo excêntrico, o Dr. Emmett Brown, um desses cientistas malucos, que poucos dão valor e que, apesar de tentar um milhão de vezes, nunca consegue inventar, com sucesso, nada de interessante. O que ninguém contava é que, desta vez, sua invenção estaria correta e terminaria transportando Marty para o passado, no período em seus pais estavam se conhecendo.

O roteiro do filme é simplesmente espetacular. Tramas que giram em torno de viagens no tempo sempre terminam ficando confusas, em alguns aspectos, ou deixando lacunas sem boas explicações. Isso não ocorre em De Volta Para o Futuro, pois cada ação é explicada e de uma forma suave, que termina nos fazendo de entendedores sem transmitir a sensação de que a direção não acredita em nossa capacidade de entendimento. As consequências das ações são totalmente interligadas e nos deixam refletindo sobre passado, presente e futuro. Os diálogos são muito ricos e responsáveis por alavancar o clima de aventura e nos aproximar dos personagens.

A direção de arte também é muito interessante e sabe muito bem nos situar em 1955. O figurino auxilia muito bem neste trabalho, com roupas da época e com cores vivas. Ainda falando sobre roupas, a jaqueta vermelha de Marty serve para destoá-lo do ambiente, mostrar que ele não se encaixa naqueles costumes de vida. Os cenários são muito bem feitos, principalmente aqueles que remetem a monumentos ou ruas que temos a oportunidade de ver quando o filme ainda está em 1985. A direção de Robert Zemeckis é outro ponto que só engrandece De Volta Para o Futuro. Ele garante que a obra seja rica, complexa e divertida ao mesmo tempo. Seu trabalho é muito sútil e detalhado. Cada elemento que está presente em qualquer dos períodos transmiti a sensação de que não está ali por acaso. Além disso, ele sabe trabalhar muito bem com os sentimentos do espectador em seus momentos dramáticos, ação e aventura.

Ao fim do filme vem a sensação de que é previsível o que ia ocorrer, mas com ela vem o sentimento de que que isso pouco importa. O que emerge na verdade é a certeza de que duas horas de muita diversão se passaram. Se você ainda não assistiu está perdendo filme, pois é um clássico que merece ser conferido.




Trailer do Filme:

Ficha técnica:
Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover, Thomas F. Wilson, Claudia Wells, Marc McClure, Wendie Jo Sperber, George DiCenzo, Frances Lee, James Tolkan, J.J. Cohen, Casey Siemaszko, Billy Zane, Harry Waters Jr., Donald Fullilove, Lisa Freeman, Cristen Kauffman, Elsa Raven, Will Hare, Ivy Bethune, Jason Marin, Katherine Britton, Jason Hervey, Maia Brewton, Courtney Gains, Richard L. Duran, Jeff O'Haco, Johnny Green, Jamie Abbott, Norman Alden, Read Morgan, Sachi Parker, Robert Krantz, Gary Riley, Karen Petrasek, George "Buck" Flower, Tommy Thomas, Granville "Danny" Young, David Harold Brown, Lloyd L. Tolbert, Paul Hanson, Lee Brownfield, Robert DeLapp
Produção: Neil Canton, Bob Gale
Roteiro: Robert Zemeckis, Bob Gale
Fotografia: Dean Cundey
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 116 min.
Ano: 1985
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Universal Pictures / Amblin Entertainment
Classificação: Livre

1 Comente Aqui! :

  • Rodrigo Mendes disse...

    Seminal. Adorável clássico dos anos 80. Já não sei quantas vezes o assisti. Engraçado que este sucesso do Zemeckis é o filme que menos tem efeitos especiais (ópticos) e a criatividade esta mesmo no script.

    Abs.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...