Resenha de Filme: Casablanca

28 de março de 2013 0 Comente Aqui!

"Estou de olho em você, garota!"
Uma célebre frase em um célebre filme! "Casablanca" é um ícone do cinema clássico, que atravessou anos e gerações e até hoje encanta o público.

Em meio à Segunda grande guerra, muitos refugiados tentam fugir dos nazistas, por uma rota que passa pela cidade de Casablanca. E nesse cenário encontramos o então anti-herói Rick (Humphrey Bogart), um exilado  americano, que dirige uma das casas noturnas mais famosas da região, mas que na verdade, usa seu espaço para ajudar os então refugiados a escaparem para os Estados Unidos. E é assim, quando Rick é procurado por um casal em busca de ajuda que ele reencontra uma antiga paixão, a sempre linda Ingrid Bergman, no papel da inesquecível Ilsa. E a partir daí, nos vemos envolvidos na busca do casal em ficar junto.

O filme, uma produção de 1942, foi produzido em meio a um mundo em guerra, mas ao contrário da maioria dos filmes produzidos nessa época, "Casablanca" não tem o tom melancólico e angustiante de um filme de guerra, nem tenta mostrar a superioridade de uma nação. A guerra aí é usada apenas como um pano de fundo para uma história de amor, e para mostrar o lado da esperança que permeava essas pessoas que ali habitavam. É um filme para quem gosta de romance, história, e claro, muitas surpresas.

O nosso anti-herói Rick é uma das peças principais responsáveis pelo enorme sucesso do filme. Um roteiro bem escrito, falas irônicas e a interpretação magistral de Bogart garantem o tom ideal para que o público "se apaixone" pelo personagem. Ele é a personificação do americano que desafia as autoridades e claro, se dá bem!

O tom de apreensão do filme não se dá apenas pelo roteiro bem escrito, mas também pela situação em que eram feitas as gravações, onde roteiros mudavam, atores não sabiam o que iria acontecer com seus personagens na cena seguinte. Um pouco de realismo que conferiu ao filme o tom certo.

Toda a estrada que percorrem os nossos eternos personagens nos leva junto a transformação do anti-herói, em um verdadeiro herói, apaixonado e que abdica de sua própria felicidade em prol da felicidade dos outros. E claro, sempre teremos a clássica cena do aeroporto, onde mais uma vez, nos vemos embalados pela frase "Estou de olho em você, garota".

Um bom roteiro. Ótimas interpretações. Frases bacanas. E direção de arte inovadora fazem de "Casablanca" um clássico indicado a 8 Oscars: melhor ator (Humphrey Bogart), melhor ator coadjuvante (Clause Rains), melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor edição, melhor filme, melhor diretor (Michael Curtiz) e melhor roteiro, sendo ganhador dos últimos três.

Algumas curiosidades sobre o filme são bem interessantes: o elenco tão elogiado não seria esse. O elenco original era composto por Ronald Reagan, Ann Sheridan e Dennis Morgan. Na sequência em que o Major Strasser desembarca no aeroporto, os oficiais que são vistos foram interpretados por anões, isso para que a pista parecesse maior! E a data original de estreia era junho de 1943, mas como a verdadeira Casablanca foi liberada no ano de 1942, a Warner Bros. resolveu lançar o filme imediatamente.

O filme foi inspirado na peça "Everbody Comes to Rick", escrita por Murray Burnett e Joan Alison.

Simplesmente apaixonante. E simplesmente assim, é possível descrever um filme que trás romance, suspense, tensão e reviravoltas. Muitas reviravoltas.



Direção: Michael Cutiz
Roteiro: Murray Burnett, Joan Alison, Julius J. Epstein, Philip G. Epstein, Howard Koch.
Gênero: Drama/ Romance
Origem: Estados Unidos
Duração: 102 minutos
Elenco:
Humphrey Bogart como Richard Blane
Ingrid Bergman como Ilsa Lund Laszlo
Paul Henreid como Victor Laszlo
Claude Rains como capitão Louis Renault
Conrad Veidt como major Heinrich Strasser
Sydney Greenstreet como Senor Ferrari
Peter Lorre como Ugarte
Madeleine LeBeau como Yvonne
Dooley Wilson como Sam







0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...