Resenha de Filme: Amanhecer Violento (Red Dawn)

5 de março de 2013 0 Comente Aqui!

Não é segredo que a falta de criatividade em Hollywood é uma tônica predominante. A ausência de boas idéias anda a níveis tão alarmantes que os grandes estúdios estão fazendo remakes de qualquer coisa que teve alguma atenção no passado (nem vou falar dos filmes não-americanos que com poucos anos ganham releituras ianques). Esse mais recente Amanhecer Violento, estréia do ex-dublê Dan Bradley na direção, é um dos exemplos dessa crise que parece que veio para ficar. O filme homônimo de 1984, dirigido por John Milius (Conan, O Bárbaro) e protagonizado por Patrick Swayze, entre outros rostos jovens da época, nunca ganhou status de clássico oitentista, nem de obra acima de qualquer suspeita, onde o prazer por assisti-la transcendia suas particularidades capengas. Até mesmo no seu tempo a produção levantava dúvidas quanto a sua qualidade e principalmente em relação ao seu exacerbado patriotismo.

No entanto, mesmo com as inúmeras bobagens e absurdos em cena, o filme de John Milius se tornava curioso por trazer um apanhado de uma América receosa quanto às investidas da então União Soviética. Verdade que a Guerra-Fria não tinha mais a força dos anos 70, mas ainda era latente, assim como a antipatia em relação a Cuba de Fidel Castro. Juntos, esses dois países do bloco socialista eram os inimigos ideais da “liberdade norte-americana”. E convenhamos, no cinema, os melhores antagonistas dos EUA sempre foram os Russos. Nesse sentido, Amanhecer Violento de Dan Bradley já perde força por trazer como adversário a Coréia do Norte, um oponente ianque muito menos interessante. Assim como no seu filme original, uma cidade pequena dos EUA torna-se o ponto de partida de uma invasão armada forasteira. Um grupo de jovens, liderado por Jed Eckert (Chris Hemsworth), se refugia nas matas locais e passam a retaliar as ações norte-coreanas.

Se por um lado Amanhecer Violento conserva a premissa inicial do original, por outro se despe da pegada mais contemplativa de seu antecessor. No filme de John Milius, ainda que falha, existia um tom reflexivo em torno das atitudes dos jovens que formavam a milícia chamada de Wolverines. As problemáticas eram dimensionadas e resolvidas de uma forma mais dramática e menos planejada, tudo parecia meio intuitivo. Enquanto aqui, talvez até pela origem do agora diretor Dan Bradley, a trama invoca a ação de imediato, apostando em tiroteios, explosões e perseguições, bem no clima dos mais recentes e barulhentos blockbusters hollywoodianos. O roteiro ineficiente, repleto de diálogos fracos também não ajuda o elenco capitaneado por um esforçado Chris Hemsworth (Thor) e que ainda traz nomes que já revelaram certo talento em outras produções, como Josh Hutcherson (Jogos Vorazes) e Adrianne Palicki (da serie de TV Friday Night Lights).  

Com uma pegada tão superficial, metáforas críticas não são permitidas e logo temos um filme de ação sem grandes compromissos, a não ser entreter de forma ligeira e previsível. No entanto, nem nessa última opção pode se dizer que o filme alcança sucesso. Da mesma forma que a trama abraça a ação descerebrada e caótica, tenta trazer certo humor para Amanhecer Violento, o que somente aumenta a sensação de estarmos diante de um pastiche descarado e mal elaborado. A cena engraçadinha em que os Wolverines roubam uma lanchonete é simplesmente desprezível, algo para entrar entre os piores momentos do recente cinema norte-americano mainstream. A certa altura, com o filme caindo na galhofa, antecipar cada clichê ou ponto de virada “lugar comum” pode se tornar a verdadeira diversão, sobretudo quando Dan Bradley resolve manipular os sentimentos do público em cenas estapafúrdias. Enfim, sério candidato a figurar nas listas dos piores filmes do ano.





Ficha Técnica:

Amanhecer Violento (Red Dawn).

Direção: Dan Bradley.

Roteiro: Carl Ellsworth, Jeremy Passmore.

Ano: 2012.

Elenco: Chris Hemsworth, Josh Peck, Josh Hutcherson, Adrianne Palicki, Jeffrey Dean Morgan.

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...