O poder monetário está acima de
qualquer coisa? Moral, ética, amor? Em um primeiro momento essas são perguntas
que soam como aparentes clichês, mas ainda que possam ser atribuídas respostas
facilmente, dependendo do modo como cada um enxerga a vida, não deixam de
trazer dúvidas e caminhos interessantes a serem explorados. E O Gosto
do Dinheiro, dirigido pelo sul-coreano Sang-Soo Im e indicado a Palma de Ouro em Cannes (2012), divaga com
propriedade sobre esse contexto, agora representado a partir de uma família
influente numa Coréia do Sul com apreço ao capitalismo selvagem. O tom de épico
é evidente, no entanto, a trama não procura voltar no passado para explicar o
presente. Os membros dessa família disfuncional são movidos “a toque de caixa”,
como se existisse um enorme buraco em seus egos que nunca é preenchido ao ponto
de se sentirem satisfeitos. Será que um dia essa vida de aparências enjoa?
Sem visíveis elos afetivos que vão
além das considerações sobre dinheiro e poder, a família é comandada com punho
de ferro pela matriarca Geum-Ok (Yoon
Yeo-Jeong), mulher fria, calculista e representante inveterada dos
interesses de seu pai, o caquético, porém ganancioso, Noh (Kwon Byung-Gil). Em uma sociedade onde a figura masculina ainda se
faz muito necessária para angariar atenção e respeito, o testa-de-ferro, e
também presidente da empresa comandada pela família, é o fanfarrão Yoon (Baek Yoon-Sik), marido ineficiente e
joguete apropriado de Geum-Ok. A esse núcleo familiar de ordem caótica, ainda
que velado pela idéia da necessidade crescente de status e igualmente apoiado
em um estranho senso de honra, onde as aparências sempre dão o tom, se une o
casal de filhos: Chul (No Joon-Wan),
rapaz tão inescrupuloso e ganancioso quanto à mãe, e a jovem Nami (Kim Hyo-Jin), sopro de retidão moral em
meio aos “tubarões” ávidos pela soberania que acreditam que o dinheiro pode
trazer.
Sendo o núcleo familiar onde se
desenrolam as tramóias, a opção do protagonista, o secretário Young-Jak (Kim Kang-Woo), de O Gosto do Dinheiro ser
alguém que traz um olhar de fora, não sendo um membro consangüíneo, se torna um
contraponto interessante. Inicialmente, Young-Jak denota um sujeito fiel, ainda
que ambicioso e que pouco contesta as ordens de seus superiores, mesmo quando
indicam ações reprováveis. A harmonia da família, sustentada por falcatruas
nunca questionadas, começa a ruir quando o filho Chul passa a ser investigado
por irregularidades, se tornando alvo da mídia. Em paralelo às problemáticas
com a lei, Chul procura atender as exigências, em sua maioria sexual, de um
empresário norte-americano, Robert Altman (Darcy
Paquet), visto com importante para os negócios da família e ávido por
investir seu dinheiro em um mercado tão permissivo. Enquanto isso, o presidente
Noh se envolve com a empregada da família, a filipina e romântica Eva (Maui Taylor), criando um imenso impasse.
Ficha Técnica:
O Gosto do Dinheiro (Do-Nui Mat).
Direção: Sang Soo Im.
Roteiro: Sang Soo Im.
Ano: 2012.
Elenco: Yoon Yeo-Jeong, Kwon Byung-Gil, Baek
Yoon-Sik, No Joon-Wan, Kim Hyo-Jin, Kim Kang-Woo, Darcy
Paquet, Maui Taylor.
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