Resenha de Filme: I Am Bruce Lee ("Eu sou Bruce Lee")

3 de fevereiro de 2013 0 Comente Aqui!

Meio que servindo como preparação para as minhas futuras análises dos documentários indicados ao Oscar desse ano, nessa semana conferi mais uma produção documental. A bola da vez foi o filme I Am Bruce Lee, que ainda não tem previsão de lançamento para os cinemas nacionais. A produção foi inicialmente elaborada para a TV americana e chegou as telas de cinema de lá em 9 de Fevereiro do ano passado. O filme aborda a vida e principalmente a influência que o lendário lutador exerce ainda hoje nas artes marciais. O documentário foi dirigido por Pete McCormack que já fez algumas produções do gênero, sendo que a de maior destaque foi a película Encarando Ali (Facing Ali) de 2009.

A película I Am Bruce Lee é construida reunindo depoimentos de celebridades diversas, sejam atuais lutadores do MMA (Jon Jones, Stephan Bonnar, Gina Carano), jogadores de basquete como Kobe Bryant, dançarinos, sem esquecer de seus familiares e amigos mais próximos. Um dos grandes méritos da produção é conseguir amarrar de forma interessante acontecimentos na vida de Lee antes e depois da fama e como o impacto de sua personalidade e forma de pensar influencia as pessoas. Mais do que a plasticidade e potência dos seus golpes fica evidente durante a projeção que Bruce Lee veio para tentar mudar a forma com que pensamos. Frases simples como: "...Seja como a água..." e "...se adapte..." frutos da filosofia oriental tornaram-se mais acessíveis na sociedade ocidental principalmente por conta de sua popularidade e seus ensinamentos.

Na minha opinião a chave para um bom documentário é fazer com o espectador sinta despertar dentro de si o interesse sobre uma história e conta-la de uma maneira tal que qualquer um que assista a obra documental saiba explicar para outros. Analisando este aspecto. I Am Bruce Lee retrata com muita qualidade a vida e influência que esse mito moderno ainda exerce nos dias de hoje. Lembrado continuamente como o maior lutador de artes marciais de todos os tempos, Bruce Lee, mesmo mais de 40 anos depois de sua morte ainda se faz presente em nosso imaginário. E em um momento em que o MMA através do UFC vem conquistando cada vez mais espaço na mídia mundial, relembrar e contar a trajetória do rei das artes marciais é mais do que necessário; eu diria que é uma obrigação. Com essa produção McCormack consegue fazer isso com louvor.

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...