Resenha de Filme: Fogo Contra Fogo (Fire with Fire)

11 de fevereiro de 2013 1 Comente Aqui!

Para se assistir um filme apegado a tolices e não se irritar ao ponto de desistir, existem certas opções: um bocado de boa vontade, abstrair certos absurdos e embarcar nas peripécias propostas pela trama. No caso de Fogo Contra Fogo (não poderiam ter colocado outro título?), nem deixando de lado as sandices de um roteiro desleixado e extremamente mal decupado para se tirar algum proveito. A produção dirigida pelo ex-dublê e até experiente diretor de series televisivas, David Barret, proporciona algum entretenimento enquanto se está assistindo. No entanto, Fogo Contra Fogo é o tipo de diversão genérica, extremamente lugar comum, logo esquecível, daquelas que deixa uma imensa sensação de vazio e tempo perdido.

Como o diretor David Barret tem experiência com TV, Fogo Contra Fogo demonstra uma evidente pegada de serie televisiva policial, pena que daquelas bem vagabundas. O curioso aqui é o elenco que a produção conseguiu unir, com nomes interessantes como Rosario Dawson e Bruce Willis, fora o aspirante a astro de filmes de ação, Josh Duhamel, o rapper 50 Cent e o pouco utilizado ator inglês Vinnie Jones. O filme até abre com duas boas seqüências. Uma em que o protagonista, o bombeiro Jeremy Coleman (Josh Duhamel), ajuda a apagar um incêndio, dimensionando o personagem como boa-praça, e outra, em que ele presencia o assassinato do filho e do dono de uma loja de conveniência vista como importante para um gângster ariano interpretado com alguma competência pelo ator Vincent D´Onofrio.

Único espectador a sair vivo da cena do crime e convencido pelo Tenente Mike Cella (Bruce Willis), Jeremy aceita testemunhar contra o gângster David Hagan (Vincent D´Onofrio). Para isso, e também por sua segurança, o bombeiro entra no programa de proteção a testemunhas. Saltando oito meses no tempo, vemos o personagem envolvido romanticamente com uma das agentes do FBI que fazem a sua segurança, Talia (Rosario Dawson). Perto de testemunhar no julgamento de Hagan, Jeremy sofre um atentado em que consegue se safar, mas Talia sai ferida. Logo ele percebe que para voltar a ter uma vida normal não pode contar com a justiça e assim resolve fazer as coisas ao seu modo. Nesse momento é quando a trama de Fogo Contra Fogo começa a degringolar, trocando seu ritmo inicial de filme policial de suspense, e até então pouco problemático, para algo em que privilegia a ação descerebrada em detrimento ao tratamento das soluções da história.

Sem mais e nem menos, a não ser por um vômito em uma cena de tortura, Jeremy passa de bombeiro amigo da vizinhança a assassino frio e implacável, e o pior, a trama justifica os atos do personagem com o amor que ele sente pelos seus entes. É forçar muito a barra, até para um filme de ação descompromissado. O roteiro não tem o mínimo cuidado de dimensionar os personagens além do superficial e David Barret também parece não ter muito talento para dirigir atores. Mesmo experientes, tanto Bruce Willis quanto Vincent D´Onofrio (o que se destaca mais) parecem perdidos em cena e acabam se salvando do desastre total porque conseguem usar de seu talento para filmes do gênero. O ator Josh Duhamel se esforça, assim como Rosário Dawson, mas a fragilidade dos diálogos não ajuda muito e nem o relacionamento do casal convence para iniciar a jornada de violência imposta pelo roteiro assinado pelo iniciante Tom O´Connor.

Um outro detalhe é que mesmo apostando na violência como uma de suas características caras, ela nunca parece dizer algo ou trazer alguma relevância para Fogo Contra Fogo. Ainda que existam tais seqüências de violenta explícita, com cabeças estouradas e dedos cortados, a brutalidade nunca parece real, não cria tensão no espectador ou mesmo repúdio. Seu uso é inexpressivo e gratuito, apenas com o intuito de chocar a platéia e desviar a atenção de tantos problemas estruturais evidentes (cenas mal montadas não faltam). Com um atrativo elenco desperdiçado, uma trama mal resolvida e uma direção ineficiente, Fogo Contra Fogo (toda vez que escrevo esse título pareço estar blasfemando) tem grandes chances de entrar na lista dos piores filmes da temporada.



Ficha Técnica:
Fogo Contra Fogo (Fire With Fire).
Direção: David Barrett.
Roteiro: Tom O´Connor.
Ano: 2012.

Elenco: Josh Duhamel, Bruce Willis, Rosario Dawson, Vincent D´Onofrio, 50 Cent, Julian McMahon, Vinnie Jones, Quinton “Rampage” Jackson.  

1 Comente Aqui! :

  • Hugo disse...

    Quando vi o título pensei no filme de Michael Mann.

    Parece que os distribuidores querem confundir o público.

    Pelo seu texto parece ser um longa policial descartável e nada mais.

    Abraço

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...