Resenha de filme: Searching For a Sugar Man

14 de fevereiro de 2013 2 Comente Aqui!

Nessa semana eu reservei um pouco do meu carnaval para descansar, assistir alguns seriados e principalmente começar a minha análise e crítica dos indicados ao Oscar de 2013 na categoria Melhor Longa Documentário. Ao que tudo indica o grande favorito desse ano é a película Searching For Sugar Man primeira produção dirigida pelo sueco Malik Bendjelloul.

O filme Searching For a Sugar Man propõe abordar a história de admiração dos fãs sul-africanos do obscuro cantor Rodriguez e a sua árdua busca por informações biográficas do mesmo - o nome do longa é uma analogia a esta jornada. Durante a década de 70 Rodriguez lançou dois discos (Cold Fact, Coming from Reality) e embora tenha recebido boas críticas da imprensa seus discos foram um fracasso de venda nos EUA. Seu som era mais folk do que rock e suas letras lembram muito a forma com que Cat Stevens e Bod Dylan escreviam; com muito conteúdo de protesto e letras muito poéticas. Se em sua terra natal Rodriguez não foi bem recebido o mesmo não pode se dizer da África do Sul onde seu som serviu de inspiração para várias bandas e toda uma geração na luta contra o Apartheid.

Como filme e obra documental Searching For a Sugar Man é uma produção muito bem feita. Inicialmente o filme parece lento e até me cheguei a questionar porque ele vinha ganhando tantos prêmios ao longo dessa temporada, mas depois ele foi me conquistando e me emocionando bastante. A conexão que tive com esta produção me lembrou muito a que tive ano passado com Paradise Lost 3 - Purgatory. Depois de minha costumeira pesquisa sobra a obra e suas informações entretanto a minha afetividade com a produção diminuiu um pouco, confesso; que me senti engando.

Desde o início da projeção o filme tenta fazer com que acreditemos que Rodriguez era uma figura muito enigmática, as vezes excêntrica e sem laços com outras pessoas. Depois somos apresentados a background sul-africano e sua base de fãs que em uma época de isolamento (graças ao Apartheid) e sem o auxílio da internet que temos hoje não tinham informações de seu ídolo. Nesse ponto é que algumas coisas são alteradas ou exageradas - na realidade Rodriguez não era tão desconhecido do resto do mundo como o documentário sugere, visto que ele chegou inclusive a fazer duas turnês para a Austrália que resultou também na gravação de um álbum ao vivo. Alguns críticos americanos e ingleses questionaram também o real empenho dos fãs na busca de informações sobre Rodriguez, mas esse é um fato que eu acho menor. Se levarmos em conta a realidade que temos hoje de compartilhamento de informações obviamente que seria quase que impossível algo semelhante acontecer novamente (um artista ficar tão obscuro por tanto tempo), mas em 1998 e com a internet teco-teco é até compreensível.

Antes de voltar a falar dos méritos da película eu quero refletir um pouco sobre um aspecto dos  documentários que as vezes esquecemos  Como definição geral "Documentário" é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade (tal como ela é). O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade. Eu quero reforçar bastante neste ponto a subjetividade da realidade que faz com que esta produção seja muito mais tocante e interessante da maneira como foi amarrada pelo diretor e tornando o filme até comovente em alguns momentos.

Eu resolvi abordar esse assunto de definição do que seria um documentário porque depois de assistir essa película, assim como eu faço com todos os filmes documentais eu fui pesquisar um pouco sobre a produção e a veracidade de suas informações. Eis que depois de alguma pesquisa básica eu percebo que algumas informações divulgadas no filme não condizem totalmente com a realidade, assim; não chegam a ser mentira - mas são verdades segundo um ponto de vista. E ai é que jaz o meu dilema; um documentário deveria perder a sua credibilidade ou deveria ter diminuída a sua importância pois optou por reforçar o seu ponto de visa? Eu particularmente acho que não, pois fosse assim nenhuma obra documental existiria, infelizmente para o bem ou para o mal, os documentários sempre vão estar sujeitos as "vontades" e "desejos" do seu realizador. O maior exemplo disso é Michael Moore que faz obras muito interessantes de assistir mas manipula bastante a platéia. No final das contas para mim Searching For a Sugar Man ainda é um baita documentário, muito bem feito e amarrado que ao que tudo indica vai levar o Oscar para casa esse ano.






2 Comente Aqui! :

  • Rafael disse...

    Vi, na Mostra de SP, há alguns anos, um documentário chamado "Of All The Things". Desses desconhecidos, que você escolhe aleatoriamente. A história tem muitas semelhanças com "Sugar Man". É sobre um cantor norte-americano, Dennis Lambert, que fez sucesso só nas Filipinas. O filme se concentra mais na turnê dele pelo país asiático. Ao contrário de Rodriguez, ele é bem arrogante e não lota os locais de show e, pelas minhas anotações, não há um contexto histórico que possa dar mais substância à película.

    Bom, só de lembrar deste filme, já não fico tão maravilhado com "Sugar Man". E tem uma questão sobre este filme que está me encafifando: os documentaristas encontram Rodriguez, na frente das câmeras, no final dos anos 1990 ou só agora, na produção do documentário? Pq, se for o segundo caso, há uma trapaça, fazendo o primeiro encontro com o protagonista como se ele nunca tivesse sido contatado cara a cara.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...