Resenha de Filme: The Invisible War

22 de fevereiro de 2013 0 Comente Aqui!

Ontem eu reservei um pouco do meu tempo livre para conferir a obra The Invisible War, o terceiro documentário indicado Oscar de 2013 que pude colocar as mãos. Antes vocês puderam ler as minhas impressões sobre 5 Broken Cameras e Searching For a Sugar Man, duas belas produções documentais que também estão concorrendo ao prêmio deste ano. O filme em questão é dirigido por Kirby Dick um especialista em documentários - já tendo dirigido mais de sete longas deste estilo - e que foi indicado a essa mesma categoria em 2004 por Twist of Faith, mas naquele ano não levou o prêmio que ficou para Born into Brothels.

The Invisible War faz parte de um fenômeno que vem acontecendo nos últimos anos, sendo mais uma obra que aborda a temática das forças armadas americanas. A grande diferença é que nos anos anteriores os filmes indicados como Restepro (2011) e Hell and Back Again (2012) focaram a questão da guerra e os relexos que ela tem na sociedade e nas tropas americanas, já aqui, o foco é completamente diferente. O longa procura investigar os casos de estupro que ocorrem em todos os âmbitos e níveis hierárquicos nas forças armadas americanas e como as autoridades não investigam ou punem os culpados devidamente.

Fazendo um comparativo entre as obras que pude conferir até a agora é possível notar diferenças claras na forma como cada uma aborda o seu tema foco e o delineia para a audiência. O doc Searching For a Sugar Man tenta ser bem emotivo e cativar o espectador; 5 Broken Cameras vai mostrando a realidade como ele se apresentou sem maquiagens e as impressões que ficaram na memória de Emad; enquanto que em The Invisible War o diretor Kirby procura investigar a fundo este problema usando para isso dados estatísticos, depoimentos contundentes das vítimas e entrevistando pessoas ligadas as forças armadas para mostrar o seu ponto de vista.

Eu particularmente gosto muito dos documentários investigativos, geralmente eles elucidam algum problema as vezes epidêmico e muito sério como é o caso de The Invisible War que não tem atenção da mídia, conhecimento do público ou é tratado seriamente pelos governos. Os depoimentos são estarrecedores e me chocou o completo descaso que as forças armadas tem com um problema tão sintomático quanto esse; mas repensando outros filmes que eu já vi que falam sobre os EUA e seus sistemas legais eu me questiono e muito como eles ainda se orgulham de bradar para todos que são a terra da democracia, da liberdade e que respeitam o direito dos seus cidadãos? É no mínimo irônico se não fosse tão bizarro.

Quanto as chances ao Oscar é difícil dizer, esta é uma produção que toca em uma faceta muito delicada das forças armadas americanas e mostra o quanto distorcida é impressão que eles tem de ter os seus direitos respeitados. A sensação que eu tenho é que se trata de um filme que me desculpem a expressão joga muita merda no ventilador ao mesmo tempo para ganhar um prêmio com a visibilidade do Oscar. Imaginar que ao vivo para milhões de telespectadores um filme que aborda um assunto tão delicado quanto esse vai vencer nesta categoria é difícil; ainda que a produção tenha méritos para tal, sendo bem amarrada do início ao fim, usando dados e estatísticas para dar credibilidade a sua pesquisa e contendo depoimentos que atestam a sua visão.


0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...