Resenha de Filme: How to Survive a Plague

24 de fevereiro de 2013 0 Comente Aqui!

Com a crítica de How to Survive a Plague, eu concluo a minhas análise dos indicados ao Oscar nesse ano na categoria Melhor Documentário. Para aqueles que não acompanham ainda o Cinema Detalhado anteriormente eu já fiz a análise de Searching For a Sugar ManThe Invisible War e 5 Broken Cameras. A primeira coisa que eu percebo nesse é o quanto a qualidade dos filmes indicados é bem maior do que a do ano passado; ainda agora eu não sei ao certo qual dessas produções eu gostei mais. Essa sensação é bem diferente da que tive ano passado, já que para mim Paradise Lost 3 - Purgatory despontava de longe como o melhor filme.

O documentário How to Survive a Plague é dirigido por David France que originalmente é escritor de algumas das revistas mais importantes de Nova York incluindo Newsweek, The New Yorker,The New York Times Magazine e GQ. France que é um repórter investigativo aqui faz um trabalho excepcional compilando e organizando uma afinidade de vídeos que datam deste o início dos anos 80 para contar muito sobre a trajetória do Act Up. Ele contou com a ajuda de muitos dos seus membros mais proeminentes que durante este período se preocuparam em gravar e arquivar as informações sobre esse importante movimento de origem novaiorquina que visava lutar pelos direitos de gays, lésbicas na luta contra a AIDS.

Confesso que inicialmente as imagens de arquivo me incomodaram um pouco, principalmente por causa de sua qualidade pois é obvio que o tratamento de imagem melhora as coisas só até um certo ponto. Depois de um tempo, quando já estava novamente habituado a essa antiga realidade (da imagem estilo youtube de antigamente) esse desconforto desapareceu principalmente porque a qualidade do áudio estava soberba. Com isso a minha conexão com a How to Survive a Plague estava solidificada, aliás que história; a trajetória que os gays e lésbicas americanos tiverem naquele tempo foi bem dura e felizmente eles não cederam e perseveram nas suas lutas. Hoje é algo que parece distante, talvez seja mais ainda para os mais jovens que não acompanharam os tormentos daquele período; aliás para falar a verdade mal eu acompanhei. Quando eu me dei conta como gente mesmo a Aids ainda eram um problema como ainda é hoje, mas não era um caso de sentença - morte certa - como já foi um dia. Em meados os anos 80 contrair a AIDS era o fim, se o indivíduo tivesse sorte ele iria resistir por dois anos.

How to Survive a Plague é na verdade uma declaração da comunidade gay, feita para que nós nos lembremos como tratamos eles anteriormente no momento em que tiveram mais dificuldades. Serve para sabermos também o quanto eles lutaram por suas vidas e nossas também - já que a AIDS afeta a todos independente de credo ou orientação sexual - , em uma época em que o preconceito sobre a sua opção sexual dominava a nossa sociedade. É uma produção muito bem feita, bem amarrada e com ótima qualidade técnica . As chances de Oscar são bem viáveis, ainda que eu considere Searching For a Sugar Man mais fácil de ser premiado, já que esta produção não crítica a postura de ninguém e nem "incomoda" o conservadorismo já conhecido da academia.


0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...