Resenha de Filme: As Sessões (The Sessions)

12 de fevereiro de 2013 1 Comente Aqui!

As Sessões é uma obra que aborda a temática de pessoas que apresentam alguma deficiência física e que mesmo assim possuem uma vida sexual ativa. A trama é inspirada na vida de Mark O'Brien, jornalista responsável pelo artigo On Seeing a Sex Surrogate, publicado em 1983. A pesquisa necessária para sua publicação terminou influenciando o rapaz, de 38 anos, que contraiu poliomielite ainda criança e precisava de aparelhos para sobreviver, a arriscar e tomar a inciativa de deixar de ser virgem.

O longa ganha o espectador por se tratar de uma história baseada em fatos reais e de grande superação. Mark só podia respirar sem aparelhos por cerca de 4 horas e possuía sensibilidade em apenas um músculo do pescoço, um da mandíbula e um músculo de seu pé direito. Mesmo com tantas adversidades, isso não foi um problema para que ele conseguisse se formar em literatura e jornalismo e fundar uma editora, que até hoje publica trabalhos de escritores deficientes.

Apesar do título, As Sessões, dar a impressão desta ser um drama bem denso, o roteirista Ben Lewin, que sofre do mesmo problema de Mark, porém em escala muito menor, decidiu pender para um lado mais suave e intrigante, o que pode gerar bastante comparações com Intocáveis, outro longa de superação leve e divertido. O trabalho é tão bem feito, que até mesmo um tema complicado como sexo entre deficientes é tratado com enorme naturalidade ao ponto de não ser constrangedor para quem assiste.

Fato é que Mark O’Brien, paraplégico e com 38 anos, decidiu que era a hora de perder a virgindade. Muito religioso, ele pediu conselhos e a benção de um padre para contratar uma terapeuta sexual, profissão até então desconhecida para mim, com o intuito de lhe ajudar a superar este tabu.

O filme é interessante demais, mas não teria o mesmo resultado se não contasse com uma dupla de atores tão competentes em cena. John Hawkes é um monstro na pele de Mark. O ator está estupendo e magnífico em um trabalho muito desafiador. Uma vergonha ele ter sido preterido a Denzel Washington (O Voo) no Oscar 2013. Helen Hunt também está fabulosa em sua atuação e encara aqui um trabalho de muita coragem. Sua personagem, além de possuir várias cenas de nu frontal, precisa fazer daquele momento, no mínimo embaraçoso, algo completamente natural. Se a química da dupla não fosse tão boa, o ritmo da obra, por muitas vezes, deveras lento poderia irritar o espectador.

As Sessões mescla muito bem a história entre o sexo, o amor e as barreiras da paixão. É praticamente impossível o espectador não se emocionar e torcer pelo bem dos envolvidos na trama. Os diálogos são encantadores e o charme do protagonista inegável. É crível que ele consiga, mesmo com tantos problemas, ser alguém capaz de apaixonar uma mulher. Clichês são ausentes e até mesmo uma relação entre o desejo da carne e a religião é tratada de forma original. O melhor de tudo isso é saber que não temos pena do protagonista. Torcemos por ele, pois gostamos dele.

Uma obra que merece ser conferida, pelas grandes atuações e pela coragem de seus realizadores.


Trailer do Filme:

Ficha Técnica
Título Original: The Sessions
Título Traduzido: As Sessões
Gênero: Drama | Romance
Duração: 95 Minutos
Diretor: Ben Lewin
Ano de Lançamento: 2013 (Brasil)

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...