Resenha de Filme: As Aventuras de Tadeo (Las Aventuras de Tadeo Jones/Tad: The Explorer)

17 de fevereiro de 2013 0 Comente Aqui!

As Aventuras de Tadeo, que no Brasil perdeu o seu sobrenome Jones, é uma produção espanhola baseada em dois curtas metragens de Enrique Gato, que também é o diretor da obra em questão. Em 2005 Gato lançou, parodiando Indiana Jones, o curta Tadeo Jones e chegou a ser indicado ao Oscar de melhor curta metragem. Dois anos depois ele lançou Tadeo Jones e o Porão da Desgraça. Os dois curtas foram bastante premiados na Espanha, inclua aqui os prêmios Goya. Exatamente por isso decidiram que um longa fosse produzido e comercializado mundo afora. A ideia parece ter dado certo, pois na semana passada o filme foi bastante premiado no Circulo de Escritores Cinematográficos, outra premiação espanhola, e aparece no Goya com um número considerável de indicações.

A trama gira em torno do personagem Tadeo, um jovem que desde menino sonhava em se tornar um arqueólogo e que, graças a essas coisas da vida, se tornou um pedreiro. Apesar desta adversidade, isso nunca lhe impediu de continuar sonhando em encontra relíquias, mesmo que fosse no site da obra. Tadeo seguia seu mundo de fantasia até que um dia, acidentalmente, foi para no Peru em uma aventura do jeito que sempre sonhou. Lá ele conhece Jeff, uma vendedor de bugigangas e Sarah, a bela filha do professor Lavrov. A questão é que Tadeo sempre sonhou com as aventuras, mas nunca parou para pensar nos perigos que precisaria correr para obter êxito nas expedições. Um grupo de piratas, assim como Tadeo e sua turma, também estão a procura da cidade perdida de Paititi. O que difere os grupos é que uns são violentos e irão a qualquer custo tentar vencer a disputa. Cabe a Tadeo, Sarah e seus animeis de estimação Belzoni e Freddy tentarem sobreviver aos ataques dos piratas e ainda encontrarem a cidade perdida.

Não há dúvidas de que a animação é uma grande homenagem as aventuras de Indiana Jones. Até mesmo o sobrenome do personagem principal remete ao mais famoso arqueólogo do cinema. Alguns podem tomar esta situação com repúdio, porém enxergo como uma grande oportunidade de apresentar às crianças um pouco de como eram os filmes de Indie. Após assistir este aqui, aposto que se um adulto sugerir apresentar o filme que inspirou a história, toda criança irá ter a curiosidade de assistir.

Não se trata, porém, de uma grande história e sim de um roteiro bem simples e previsível. Isso tira um pouco do brilho da obra, mas termina compensando na criação de personagens bastante cativantes. Impossível não torcer pelo sucesso de Tadeo e admirar sua persistência. Seu cachorrinho parece que está sempre ligado na tomada e que não para por um segundo é completamente encantador. Belzoni, um papagaio que não fala, não pia e lembra os Angry Birds, é capaz de garantir o riso nas mais diversas cenas da película. Ainda há a presença de Sarah, uma Lara Croft digital e Freddy, o vendedor que começa engraçado, mas ao longo da trama se torna repetitivo. Essa turma é responsável por não deixar o ritmo da obra cair e manter o espírito de aventura vivo no espectador. Este é o grande mérito da produção.

Estamos diante de uma obra que proporciona a diversão com louvor. Não se trata de um trabalho inovador ou sensacional, mas sim uma daquelas obras legais e interessantes de se assistir, capazes de manter no espectador aquele sorriso de canto de boca e o entusiamos no coração. Como disse na introdução, o longa foi indicado a alguns prêmios Goya, O Oscar do cinema Espanhol, nas categorias: Melhor Animação, Melhor Novo Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção. Isso me lembra que a trilha é atual e bastante divertida. Outro mérito da produção.


Trailer do filme:



Ficha Técnica:
Título Brasil: As Aventuras de Tadeo
Título Eua: Tad: The Explorer
Título Original: Las Aventuras de Tadeo Jones
Diretor: Enrique Gato
Elenco: Meritxell Ané, Óscar Barberán, Carles Canut, Fiona Glascott, Adam James, Michelle Jenner, Miguel Ángel Jenner, Enriqueta Linares, Mac Macdonald, Bruce Mackinnon, Lewis Macleod, Marta Martorell, José Mota, Pep Anton Muñoz, Luis Posada, Liza Ross, Jordi Royo, Kerry Shale
Produção: Ghislain Barrois, Jordi Gasull, Ana Jardón Ruiz, Álvaro Augustín, Nicolas Matji, Ezequiel Nieto, Edmon Roch, César Vargas
Roteiro: Verónica Fernández, Jordi Gasull, Neil Landau, Ignacio del Moral
Trilha Sonora: Zacarías M. de la Riva
Duração: 92 min.
Ano: 2012
País: Espanha
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Ikiru Films / Telecinco Cinema / El Toro Pictures / Telefónica Producciones / Lightbox Entertainment
Classificação: Livre




0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...