As Singularidades do Oscar: Fotografia, Efeitos Visuais, Som, Design de Produção, Trilhas

22 de fevereiro de 2013 1 Comente Aqui!


O Oscar de melhor fotografia promete ser uma grande surpresa, assim como foi no passado com A Ivenção de Hugo Cabret superando A Árvore da Vida. Este ano não há um favorito entre As Aventura de Pi e 007 - Operação Skyfall. O primeiro ganhou o BAFTA e o segundo ganhou prêmio do sindicato da categoria, o ASC. Eu apostaria no trabalho de As Aventuras de Pi, mas o filme de James Bond é um das melhores fotografias contemporânea dos últimos anos.

Falando em Melhores Efeitos Visuais, o grande favorito é As Aventuras de Pi, graças ao grande trabalho gráfico do tigre Richard Parker. O filme ganhou o prêmio do sindicato, VES Awards, o BAFTA e os demais prêmios que disputou em premiações menores. No contexto de obra completa os efeitos de O Hobbit são maiores, porém a nível de detalhe Richard Parker é imbatível. 

O trabalho sonoro estava polarizado entre Skyfall e Os Miseráveis, porém As Aventuras de Pi terminou vencendo o prêmio do sindicato de edição de som e entrou de vez na disputa. Minhas apostas seriam a edição sonora para o filme de James Bond e a Mixagem de som para o musical de Tom Hooper. Os Miseráveis ganhou o BAFTA pelo melhor trabalho de som do ano.

A direção de Arte estão na briga Os Miseráveis e Anna Karenina. O primeiro ganhou o BAFTA, porém o segundo foi o vencedor do Art Directors Guild Awards. Minha torcida aberta e declara é por Anna Karenina, uma das melhores direções de arte que já conferi. Fiquei impressionado com o trabalho, que nos sugere estarmos dentro de um teatro. O trabalho de ambientação também é fantástico.

Maquiagem e cabelo não possui, ou desconheço, algum sindicato voltado apenas para o tema. No BAFTA o vencedor foi Os Miseráveis...Talvez pelo cabelo de Hugh Jackman no começo e a raspada de cabeça em Anne Hathaway, mas ainda considero que o mais justo seja a vitória de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. Vou seguir a linha do BAFTA e apostar em Os Miseráveis, mas vou torcer bastante pelo filme de Peter Jackson.

Anna Karenina é o grande favorito ao prêmio de Melhor Figurino. O longa vendeu o Costume Designers Guild de melhor filme de época e também foi o vencedor do BAFTA. Espelho, Espelho meu aparece como um possível vencedor, mas confesso torcer e muito pelo filme do diretor Joe Writh. O longa é espetacular, com uma direção de arte esplêndida, uma ambientação incrível e um belo figurino.

O favorito para a melhor trilha sonora é Mychael Dana, As Aventuras de Pi, que ganhou O Globo de Ouro e o prêmio do sindicato IFCMA. John Williams, Lincoln, e Thomas Newman, que ganhou BAFTA, também podem surpreender! A canção original deve mesmo ficar com Adele! Skyfall é tão famosa, que toca em todas as rádios e é conhecida por todos, sejam eles cinéfilos ou não.



1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...