As Singularidades do Oscar: Atuações

17 de fevereiro de 2013 3 Comente Aqui!

Na semana passada, divulgamos um texto abordando sobre as singularidades do Oscar 2013, leia aqui, mas levamos em consideração o prêmio de Melhor Filme e Melhor Diretor. Hoje falaremos uma pouco mais, porém iremos abordar os prêmios de atuações.

Quando falamos em atuação, nos referimos aos prêmios de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. Das quatro categorias mencionadas, duas estão bem definidas e possuem um grande favorito. As outras duas prometem surpreender na noite.

A categoria de melhor ator aponta para a premiação de Daniel Day-Lewis, que já ganhou duas vezes no passado por Meu Pé Esquerdo e Sangue Negro. O ator arrebatou todos os principais prêmios, SAG, Globo de Ouro, BAFTA e o Critics Choice Awards, porém no passado já fez a mesma coisa e terminou saindo perdedor na premiação do Oscar 2003, quando seu trabalho em Gangues de Nova York foi preterido ao de Adrien Brody por O Pianista. Será que a história pode se repetir? De fato concordo que sua atuação em Lincoln é majestosa, porém torço para uma vitória de Joaquin Phoenix pelo excelente e assombroso trabalho em O Mestre. Hugh Jackman, venceu o Globo de ouro, por Os Miseráveis, mas não aparenta ter chances de vencer, assim como Bradley Cooper, que fez um belo trabalho em O Lado Bom da Vida. Denzel Washington apareceu na lista, surpreendentemente, pelo seu trabalho em O Voo, mas não considero que ele seja merecedor dessa indicação, que ao meu ver deveria ser de John Hawkes de As Sessões.

A categoria de Melhor Atriz prometia ser uma disputa acirrada entre Jennifer Lawrence e Jessica Chastain, pelos trabalhos em, respectivamente, O Lado Bom da Vida e A Hora Mais Escura, porém a academia decidiu valorizar, o que pra mim é a melhor atuação feminina do ano, e indicar Emmanuelle Riva, de Amor. Jennifer Lawrence venceu o SAG Awards e o Globo de Ouro. Jessica Chastain venceu o Globo de Ouro e foi a atriz mais premiada na temporada de premiações. Riva ganhou o European Films Awards e o BAFTA. Quem dessas três será a vencedora está realmente complicado de prever, mas ainda assim me arrisco a dizer que não indiciariam a atriz mais velha de todos os tempo à toa. Apostaria em Emmanuelle Riva. A categoria ainda conta com a indicação de Quvenzhané Wallis, a  atriz mais jovem de todos os tempos a ser indicada, que faz um belo trabalho em Indomável Sonhadora. E Naomi Watts, que comove a todos em O Impossível. A dupla porém está praticamente fora da disputa.

Outra categoria bem interessante é a de Melhor Ator Coadjuvante. Essa talvez seja uma das mais acirradas do Oscar 2013. Pouco se falava em Christopher Waltz, mas o ator, que venceu no passado por Bastardos Inglórios, terminou vencendo o Globo de Ouro e o BAFTA pelo seu trabalho em Django Livre. Confesso que gostei muito de seu personagem e afirmo que Django não teria todo esse sucesso sem sua grande atuação. Tommy Lee Jones vinha travando com Philip Seymour Hoffman a disputa principal. O primeiro ganhou o SAG, por seu trabalho em Lincoln, e o segundo o Critics Choice Awards, por seu trabalho em O Mestre. Analisando friamente a melhor atuação é a de Hoffman, porém Jones e Waltz são fundamentais para suas obras e fazem um grande trabalho, o que torna realmente complicado apontar um favorito. Ficarei com Waltz pela força que ele ganhou após o Globo de Ouro. A categoria ainda conta com Alan Arkin, que fez um ótimo trabalho em Argo e Robert De Niro, que retorna aos holofotes pelo seu trabalho em O Lado Bom da Vida. A dupla porém está praticamente fora da disputa.

Uma das categorias menos interessantes é a de Melhor Atriz Coadjuvante. Todas as apostas apontam para Anne Hathaway pelo seu trabalho em Os Miseráveis, e não vejo, hoje, alguém capaz de lhe tirar este prêmio. A atriz teve um ano fabuloso, começando com uma bela atuação como A Mulher Gato, e arrebatando todos os prêmios que disputou: SAG, Globo de Ouro, BAFTA e o Critics Choice Awards. Alguns apontam Sally Field como uma concorrente forte ao prêmio, mas confesso que não vi tudo isso em sua atuação. Digo o mesmo a Amy Adams, que aos meu olhos, está apenas correta em seu trabalho. Não entendam como ruim, mas não a nível de Oscar. Ainda não entendo como Jacki Weaver veio parar na disputa e torcia pela presença de Nicole Kidman em seu lugar, pois a loira está demais em Paperboy. Helen Hunt talvez seja a melhor para concorrer junto com Hathaway, pois seu trabalho é desafiador demais e exigiu muita coragem da atriz, que precisou fazer com que cenas embaraçosas se tornassem prazerosas de se assistir.

Espero que tenha esclarecido a situação desta categorias. Para a semana que vem fazemos um último, abordando os demais prêmios. O evento já é no domingo dia 24!

3 Comente Aqui! :

  • Anônimo disse...

    O blog é muito interessante e as postagens são excelentes. Apenas uma correção: Emmanuelle Riva não ganhou o prêmio de melhor atriz em Cannes, apenas o filme levou a Palma de Ouro. E de fato eles não iriam indicar a atriz mais velha da categoria à toa, além disso a noite do Oscar será dia do seu aniversário de 86 anos.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...