As Singularidades de Oscar: Filme Estrangeiro, Roteiros, Animações, Documentário e edição

18 de fevereiro de 2013 2 Comente Aqui!


Quando falamos da categoria de melhor filme estrangeiro, sentimos de cara a ausência do longa Intocáveis, que arrebatou bilheterias pelo mundo afora e que cheguei a dizer uma vez que deveria levar o Oscar. Depois de assisti Amor, mudei de opinião e entendo perfeitamente o motivo deste ser o grande favorito ao prêmio da categoria. O longa ganhou tudo que disputou.

Geralmente o vencedor de melhor do ano leva, também, a premiação de melhor roteiro. Não considero que seja justa a vitória de Argo, mas como o longa foi vencedor do Usc Scripter Awards e do Writers Guild Awards, tenho que dizer que hoje é o favorito para o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado. O Melhor Roteiro Original ainda não está 100% decidido e é um prêmio que pode se dividir entre Amor, Django Livre e A Hora Mais Escura. Django desponta como favorito, pois venceu o BAFTA e o Globo de Ouro. A Hora Mais Escura venceu o Writers Guild Awards, porém Django não podia participar da competição. Amor, por sua vez, pode surpreender e ser o vencedor. Apesar de tudo isso, hoje o favorito é o filme de Tarantino.

O prêmio de melhor animação, diferentemente dos outros anos, ainda não apresenta um favorito. A disputa está centrada entre Valente e Detona Ralph. O primeiro venceu o Globo de Ouro e o BAFTA, porém Detona Ralph foi o vencedor do Annie Awards, que é o sindicato responsável. Eu, sinceramente, apostaria em Valente, porém é uma categoria muito em aberto. Quando falamos em Curta de animação o favorito é Paperman, que ganhou o Annie e vem sendo bastante elogiado pela crítica.

Outra categoria que tem um grande favorito é o de Melhor Documentário Searching For a Sugar Man desponta como grande favorito, pois venceu praticamente todos os prêmios que disputou (WGA, Eddie Awards, BAFTA, DGA e Critics Choice Awards). Infelizmente não posso falar sobre as categorias de Melhor Documentário em Curta-metragem ou Melhor Curta-metragem, pois as produção não chegaram ao Brasil.

O Oscar de melhor montagem apresentar um favorito praticamente dado como certo. Argo venceu o BAFTA 2013 e o Eddie Awards, premia do sindicato. Acho um prêmio justo, pois é um dos grandes méritos da produção. A Melhor Fotografia está polarizada entre As Aventuras de Pi e Operação Skyfall. O primeiro venceu o BAFTA E o segundo o ASC, prêmio do sindicado. Apostaria em Pi, porém não consigo indicar um grande favorito. Ambos os termômetros erraram no ano passado.


2 Comente Aqui! :

  • Anônimo disse...

    Talvez este ano ocorra um caso de "Oscar trocado". Em 2010, Quentin Tarantino deveria ter vencido o prêmio de melhor roteiro original por "Bastardos Inglórios", que é o seu melhor trabalho como escritor na minha opinião. Quem venceu foi Mark Boal por "Guerra ao Terror", um filme que particularmente eu não gosto. Neste ano apreciei muito mais o roteiro de "A Hora mais Escura" do que de "Django Livre", mas com certeza haverá muita relutância em premiar Boal uma segunda vez num período tão curto. Provavelmente o vencedor será Tarantino, que ganhou o prêmio há mais tempo (em 1995 por "Pulp Fiction"). Na minha humilde opinião, Tarantino estaria sendo premiado pelo trabalho errado e "A Hora mais Escura" seria o verdadeiro merecedor do prêmio. Uma alternativa seria o roteiro original de "Amour", mas não posso opinar já que ainda não assisti o filme.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...