Resenha de Filme: Lincoln

7 de janeiro de 2013 3 Comente Aqui!

Lincoln é o resultado de um sonho do Spielberg, dizem que ele demorou 9 anos pensando nessa produção e esperando o roteiro certo para começar as filmagens. O projeto é baseado no best-seller Team of Rivals que inclusive foi vencedor do prêmio Pulitzer (o "Oscar" do Jornalismo). Por tudo isso, assim que saíram as primeiras notícias sobre a produção Lincoln criou-se uma expectativa muito grande com relação a qualidade final do filme e principalmente sobre quantos prêmios ele poderia ganhar. Isto aconteceu principalmente quando ficou definido que Steven Spielberg (Cavalo de Guerra) e Daniel Day-Lewis (que vive o protagonista Abraham Lincoln) trabalhariam juntos pela primeira vez, a final, não é todo dia que se reúne dois dos nomes mais premiados do cinema mundial em uma mesma produção.

Além dessa dupla peso pesado a película ainda conta com a presença de ótimos atores com destaque para Sally Field (O Espetacular Homem-Aranha) que vive a esposa de Mary, David Strathairn (O Legado Bourne) fazendo o papel do secretário de estado Seward, James Spader fazendo o lobista Bilbo, Tommy Lee Jones (MIB³ - Homens de Preto 3) interpretando o senador Stevens e Joseph Gordon-Levitt (Looper – Assassinos do Futuro) vivendo o filho mais velho Robert.

No filme acompanhamos os últimos meses de Abraham Lincoln o 16º presidente dos Estados Unidos, durante o final de seu mandato, em uma época sangrenta. Em uma nação dividida pela guerra e por fortes ventos de mudança, o presidente Lincoln percorre um caminho de difíceis ações, a fim de terminar a guerra, unir o país e abolir a escravidão. Com coragem moral e força para obter sucesso, suas escolhas nesse período crucial mudam o destino das gerações que ainda estão por vir.

Todo o zelo que o Spielberg teve nesta produção se mostra desde os primeiros momentos da projeção e culminam com um filme muito bem feito e de qualidade técnica irretocável (uma característica que marca praticamente toda a sua filmografia). A genialidade e imersão do britânico Daniel Day-Lewis me deixaram boquiaberto, a sua soberba atuação é feita em detalhes e é algo realmente impressionante. O restante do elenco não fica devendo também, especialmente Tommy Lee Jones que merecidamente já vem colhendo os louros de sua bela atuação, sendo indicado e ganhando alguns prêmios nesses últimos meses.

Lincoln é um filme excelente e serve de exemplo de como pode ser feita uma boa cinebiografia, especialmente após um ano em que eu particularmente me decepcionei bastante com as adaptações para o cinema de Dama de Ferro e J. Edgard. Ambas produções infelizmente não conseguiram se conectar de maneira satisfatória com o espectador e principalmente entretê-los ao longo da projeção, coisa que Lincoln faz muito bem. Meu receio fica apenas com a qualidade e fidelidade da dublagem, pois o filme tem muitos diálogos longos e rebuscados, por isso temo pelo resultado final dessa sua "transcrição" para o português. Fora isso, Lincoln desponta desde já nessa temporada de prêmios como o principal favorito, por se tratar de um filme muito bem feito que conta com uma direção muito competente e um elenco de primeira que nos presenteia com atuações muito boas.


3 Comente Aqui! :

  • juli disse...

    Crítica Maravilhosa! Concordo plenamente. A atuação do ator principal é irretocável. Além disso, achei muito interessante a personalidade de Lincoln... com aquelas histórias aparentemente sem noção, mas que no fundo tinham uma relação muito forte com o contexto... e uma serenidade por vezes irritante!

  • Rafinha disse...

    Me anmei com o relato do filme. Uma coisa é que eu não quero é que filmes q são uma obra prima tenham sua dublagem pessimamente feita. Por mim, todos os filmes, exceto Brasileiros, seriam legendados.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...