Resenha de LIVRO: O CHEIRO DO RALO

8 de janeiro de 2013 2 Comente Aqui!

O cheiro no cinema e na literatura



o odor do egoísmo humano

 “O poder é afrodisíaco. O cheiro me dá poder, o cheiro e o olho”.
Lourenço Mutarelli

Peço perdão a Arnaldo Antunes (meu ídolo) que diz que o personagem do livro “O Cheiro do Ralo” é detestável. A meu ver ele é o retrato da sociedade em que vivemos. Ou seja, todos nós somos detestáveis quando temos o poder em nossas mãos. Uns mais outros menos, porém, todos quando temos o domínio sobre o próximo fazemos isso de forma a buscar nossa própria felicidade.

Lendo o livro de Lourenço Mutarelli me vi viajando nas tramas de Charles Bukowski e seus personagens tristes, amargurados......e reais. O filme “O Cheiro do Ralo”, estrelado por Selton Mello, possui um belo texto do meu amigo Tiago: http://www.cinemadetalhado.com.br/2010/06/o-cheiro-do-ralo.html que recomendo a todos. O livro por sua vez, apesar das semelhanças a meu ver funciona como um irmão gêmeo do longa-metragem. Muitas semelhanças. Mas, a meu ver, é inegável que possui alma e personalidade própria.

No filme entendo que o foco é a BUNDA que o personagem simboliza como caminho para sua busca pela felicidade. No livro entendo que o jogo de poder do personagem é o foco da trama. A BUNDA na obra de Mutarelli é um ingrediente importante, não o foco central. Aqui o cheiro do ralo e seus odores morais são mais retratados do que o visual das nádegas perfeitas. Os dominados são mais humilhados e pisados na obra literária do que na obra cinematográfica. Não existe melhor ou pior, apenas diferenças.

Não importa o foco. A verdade é que tanto o livro quanto o filme precisam ser vistos e lidos. O ideal seria que todos tivéssemos coragem de encarar o cheiro e os odores de cada um de nós.

Peço liberdade novamente para meu ídolo Arnaldo e assino embaixo quando ele diz que: “o livro tem pique de gibi, mesmo sem ter os desenhos”.

“O Cheiro do Ralo” é um belo espelho do mundo em que vivemos.  O ideal seria que antes de cairmos pelo ralo conseguíssemos uma BUNDA para nos agarrar, assim nos salvaríamos......ou não? 

2 Comente Aqui! :

  • Ro Soares disse...

    muito legal seu texto também acho que somos destetáveis quando temos algum poder em mãos.sábio quem disse" se você quer conhecer alguém dê poder a ela " é bem isso mesmo.
    fiquei curiosa em ler.Parabéns.
    abç.

  • Marcos Andrei disse...

    Admito que sou um pouco preconceituoso com o cinema nacional. Na verdade não é bem uma questão de preconceito, e sim do conceito que fui criando após ver que perdi tempo assistindo a maioria dos filmes. Esses dias por acaso estava zapeando os canais da TV e acabei parando um pouquinho para ver. O filme já estava pra mais da metade, mas acabei assistindo até o final, pois gostei bastante. No dia seguinte reprisou e aí pude ver por completo. Não é um filme para o grande público e nem tem a pretensão de ser, mas é genial e Selton Melo mais uma vez mostra porque é um dos grandes atores do país.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...