Resenha de Seriado: Anos Incríveis - 1ª Temporada

23 de janeiro de 2013 6 Comente Aqui!

Tenho que afirmar, antes de qualquer coisa, que esta série foi uma das melhores que já assisti, senão a melhor! Apesar de bem antiga, fazendo os seus vinte e cinco anos agora, “The Wonder Years” (título original) marcou a infância/adolescência de muitas pessoas que nasceram na década de 80, inclusive a minha. Foi lançada pela rede americana ABC em 1988 sendo só transmitida no Brasil em 1993 pela GloboSat (Multishow) e logo depois, também no mesmo ano, pela TV Cultura e três anos mais tarde pela TV Bandeirantes. A audiência era tão razoável que o seriado passou na TV Cultura até meados de 2006!

A série é narrada pelo personagem principal, Kevin Arnold, este já com voz adulta, em que o mesmo relata a sua infância durante os anos 60 e 70 intitulados, por ele, de “anos incríveis”. Diferentemente do apelativo enredo e do forçado humor da série “Todo mundo odeia o Chris”, a história se passa em um cenário muito mais interessante com uma dose de humor muito mais atrativo. No primeiro episódio são passados flashs de vários acontecimentos que se passaram no ano de 1968, época em que se inicia a história de Kevin quando o mesmo tinha acabado de entrar no ginásio, dentre eles a guerra do Vietnã. Como seria a vida de uma criança do subúrbio americano na época de uma guerra travada pelo seu país e que durou cerca de 20 anos? E mais! Fora nessa época que eclodiu o movimento hippie, que se viveu a febre do rock n’roll, a explosão da moda e toda aquela ingenuidade que desapareceu dando lugar a excessiva promiscuidade atual.

Nas suas narrativas Kevin está quase sempre com seu melhor amigo, Paul Pfeiffer (Josh Saviano), um menino com cara de nerd e alérgico a quase tudo e Winnie Cooper (Danica McKellar), sua “namoradinha”, passando por confusões na escola, entendendo e aprendendo sobre sexualidade, além de ter que lidar com sua família. Seu pai, Jack Arnold (Dan Lauria), é um típico trabalhador que vive estressado e preocupado com o dinheiro da casa. Já Norma Arnold (Alley Mills) era uma mãe que cuidava da casa, mas que sempre teve o desejo de ter seu próprio trabalho e dinheiro. Kevin tinha dois irmãos, Wayne (Jason Hervey), típico irmão mais velho pertubado e Karen (Olivia d’Abo), a “hipponga” da família e com ideais bem modernos para a época.

No quesito técnico, apesar de ser um enredo aparentemente “comum”, o seriado é muito bem feito e ganhou vários Emmy’s, inclusive o de melhor série de comédia. Fred Savage também concorreu por duas vezes a melhor ator. Sua soundtrack é impecável, sempre tocando os sucessos do rock da época, tendo, ainda, Joe Cocker, com a música tema da série “With a little help from my friends”, abrindo todos episódios.

Com uma linha tênue de drama e humor mesclados, “Anos incríveis” é uma excelente opção pra quem quer lembrar um pouco dos anos dourados, época de muitos conflitos políticos, da guerra do Vietnã, de Elvis e dos Rolling Stones, além de resgatar aquela nostálgica simplicidade da época que foi devorada pela modernidade.


6 Comente Aqui! :

  • Cláudia Mendes disse...

    Nooooooooossa! Me lembro dessa série, eu devia ter uns 14 anos. Que saudade. Muito bom o texto Iuri, parabéns. Vou assistir novamente.

  • Emerson Silva disse...

    Em minha opinião é a melhor série, tanto pela ingenuidade quanto pela genialidade. Também via nas noites da TV Cultura, lembro-me que passava também Confissões de Adolescente com a criancinha Deborah Secco. Bons tempos. Não tenho certeza, mas a primeira temporada termina com o beijo de Kevin e Wendy, cena icônica!!!

    Abraço!

  • Unknown disse...

    Anônimo, nem me fale! Só tem musicão no seriado. Bem provável de não ter sido lançado dvd exatamente pelo fato das músicas serem extremamente caras para serem juntadas em um box.

  • Unknown disse...

    Emerson, Winnie e Kevin já se beijam no primeiro episódio! Kevin tipo que consola Winnie depois da mesma ter recebido uma notícia ruim. Vale a pena assistir de novo! kkkkk

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...