Resenha de Filme: Caça aos Gângsteres (Gangster Squad)

30 de janeiro de 2013 0 Comente Aqui!

Uma coisa não se pode reclamar de Caça aos Gângsteres: falta de ação. Contudo, apesar do ritmo deveras acelerado e uma narrativa evidentemente agradável, o filme dirigido pelo norte-americano Ruben Fleischer, mais conhecido pelo cultuado Zumbilândia (2009), carece de uma história elaborada com mais esmero e também um pouco de criatividade. Apoiado em uma premissa semelhante a do clássico Os Intocáveis (1987) e do excelente Los Angeles - Cidade Proibida (1997) e ainda procurando, de certa forma, reverenciar os filmes de gangster da década de 30 e 40, além do próprio seriado homônimo que intitula o filme dirigido por Brian de Palma, a obra falha em não conseguir transcender o mero pastiche anacrônico. Entre uma e outra cena bacana de tiroteio, perseguição e briga, o filme mascara seu caráter conservador com um apelo sentimentalóide gratuito e pegada cool imbuída à boa por parte de seus personagens unidimensionais e caricatos.

Ambientando em uma Los Angeles suja do final dos anos 40, durante o pós-guerra, Caça aos Gângsteres abre com um monólogo contando sobre o vilão e ex-boxeador Mickey Cohen (Sean Penn). O gangster é o chefe de uma rede de contravenção, envolvendo drogas, prostituição e jogos ilegais. Mickey tem a intenção de expandir seus negócios até a cidade de Chicago e logo nos quinze minutos iniciais, executa, com requinte de crueldade, um gangster rival da tal cidade. Aparentemente, o único policial preocupado em rechaçar as atividades violentas e ilícitas de Mickey é o ex-combatente Sargento John O´Mara (Josh Brolin). No entanto, sempre encontrando resistência por parte de seus colegas corruptos. Suas ações ganham uma nova perspectiva quando o honesto Chefe William Parker (Nick Nolte) intima O´Mara a criar um esquadrão anti-gangster. Embora referendado pelo Chefe de polícia, o tal esquadrão seria obscuro e nunca reconhecido pelas autoridades.

Durão, O´Mara começa sua busca por policiais de bom caráter para integrar o esquadrão. Entretanto, depois de discutir alguns pretendentes com sua esposa grávida (interpretada por Mireille Enos, da série The Killing), percebe que na verdade precisa recrutar os candidatos da pior estirpe, do mesmo nível dos gângsteres, digamos assim. É quando em uma edição repleta de clichês, o sargento forma seu time com policiais considerados marginais. Entram para a equipe o negro com conhecimento de drogas (Anthony Mackie), o veterano cowboy bom no gatilho (Robert Patrick), o mexicano desacreditado (Michael Peña) e o gênio das escutas telefônicas (Giovani Ribisi). Um dos primeiros a ser convidado, o sargento Jerry Wooters (Ryan Gosling), declina, mas depois se alia ao grupo motivado por um dos acontecimentos de apelo unicamente sentimental e propulsores da narrativa, já citados no inicio do texto. Os primeiros trabalhos do Gangster Squad são atrapalhados, mas logo começam a interferir os negócios escusos de Mickey.

Se pelo lado dos mocinhos com tendências a anti-heróis a caracterização cai no lugar comum, por parte dos vilões a pegada não é menos diferente. O gangster Mickey Cohen interpretado por um Sean Penn canastrão, pouco inspirado e carregado na maquiagem, se apega apenas as nuances violentas e cruéis de seu personagem. Assim, como seu antagonista John O´Mara, Mickey se motiva através de frases de efeito pouco competentes, previsíveis. Talvez o personagem que mais consiga fugir dos simples chavões é a aspirante a atriz interpretada por Emma Stone, mas esvaziada na trama, se limita a ser um joguete enquanto namorada de Mickey e amante do sargento Jerry. O restante do elenco coadjuvante, tanto heróis quanto vilões, entrando nessa afirmação até mesmo o personagem de Ryan Gosling, são extensões simplistas de seus lideres (O´Mara e Mickey) e pouco contribuem para encorpar a trama que durante a projeção nunca foge da obviedade.

Enfim, procurando-se um entretenimento ligeiro e despretensioso, se pode até considerar Caça aos Gângsteres um divertimento razoável, principalmente enquanto se está assistindo. Como afirmei no inicio, as boas cenas de ação procuram mascarar a falta de conteúdo evidente do roteiro baseado em fatos verídicos. Sim, os personagens principais do filme, de fato, existiram, mas a contextualização pueril, mais preocupada com a estética e clichês sem critério, imposta pelo diretor Ruben Fleischer torna o filme altamente hiper-realístico, inverossímil e descartável até.




Ficha Técnica:
Caça aos Gângsteres (Gangster Squad).
Direção: Ruben Fleischer.
Roteiro:  Will Beal.
Ano: 2013.
Elenco: Josh Brolin, Ryan Gosling, Sean Penn, Emma Stone, Robert Patrick, Anthony Mackie, Giovani Ribisi, Michael Peña, Mireille Enos, Nick Nolte. 

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...