Retrospectiva 2012 por Tiago Britto

31 de dezembro de 2012 0 Comente Aqui!



Dia 31/12/2012...É dado o momento de fazer uma retrospectiva e apontar os pontos marcantes do ano que se passou. Não estou levando em consideração os filmes que participaram da cerimônia do Oscar desse ano, pois, assim como na Bahia , o ano só começa depois do Carnaval, posso considerar que o calendário letivo da sétima arte, começa após a cerimônia, que também acontece em Fevereiro. Ainda assim, ir ao cinema é uma das maiores fontes de diversão e é possível se tirar das sessões alguns bons trabalhos. Para tornar a coisa mais dinâmica, resolvi criar algumas categorias de análise. Criei apenas a regra de que filmes que ganharam uma categoria não entrarão no Top Five, pois assim dou oportunidade para que outros filmes apareçam! Vamos a lista:


ESPECIAL DO ANO

2012 é o ano em que comemoramos cinquenta anos do agente James Bond nos cinemas. Pensando nisso resolvi tomar vergonha na cara e correr atrás de assistir todos os filmes do personagem. O resultado desta aventura é a o especial 007, que conta com a crítica de todos os 23 filmes da franquia. Confiram aqui.

ATOR DO ANO 


Cheguei até a fazer um esboço desta categoria com Joseph Levitt-Gordon sendo o melhor ator do ano, mas não tem como não oferecer este prêmio a Matthew McConaughey. O ator reinventou sua carreira, que andava bem chatinha, e participou de filmes muito interessantes. Magic Mike, Bernie, The Paperboy e Killer Joe são os filmes que fazem deste ator o melhor do ano. Sua atuação em Killer Joe, por exemplo, é muito acima da média. 

Menção Honrosa:  Joseph Levitt-Gordon (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Looper), Tom Hardy (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Guerra é Guerra, Os Infratores)


ATRIZ DO ANO

Jennifer Lawrence está de parabéns pelo seu trabalho em 2012. A atriz só faz crescer em sua carreira e neste ano emplacou sua primeira franquia, Jogos Vorazes, que se aproveitou da bela atuação da atriz para fazer sucesso e ter uma sequência garantida. Outro filme interessante da atriz e que promete circular, com justiça, entre as principais premiações do ano é O Lado Bom Da Vida, pelo qual a atriz é cotada por receber prêmios.

Menção Honrosa:  Anne Hathaway (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Os Miseráveis)

ATOR REVELAÇÃO DO ANO


O ator Ezra Miller é a grande revelação masculina no ano. Sua atuação em Precisamos Falar Sobre o Kevin é fenomenal, com um personagem conturbado e complicado, mas todo o seu carisma é evidenciado diante do divertidíssimo Patrick em As Vantagens de Ser Invisível, sem sombra de dúvidas um dos melhores filmes do ano.

Menção Honrosa:  Dane DeHaan (Poder Sem Limites e Os Infratores), Omar Sy (Intocáveis), Tom Holland (O Impossível)

ATRIZ REVELAÇÃO DO ANO

Quvenzhané Wallis é diretamente responsável por todo sucesso que Indomável Sonhadora vem obtendo. A menina é simplesmente uma dessas monstrinhas super dotadas, que aparece de vez em quando no mundo cinematográfico e rouba para si a produção. As emoções transcendem da tela simplesmente com seu olhar, o que demonstra um enorme poder de atuação e uma imensa carga sentimental.

Menção Honrosa: Kara Hayward (Monrise Kingdom)

MELHOR BLOCKBUSTER


Esse ano tivemos muitos filmes que prometeram e cumpriram com a expectativa. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge encarou a forte concorrência de Os Vingadores, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada 007 - Operação Skyfall  mas a aventura do homem morcego e o desfecho da trilogia de Nolan é imbatível e foi simplesmente digna desta honraria. O longa não supera seu antecessor, mas é o melhor desfecho de uma trilogia, junto com Senhor do Anéis - O Retorno do Rei.

Menção Honrosa: Os Vingadores, 007 - Operação SkyfallO Hobbit: Uma Jornada Inesperada


FILME SURPRESA DO ANO


Este filme francês, Intocáveis, surgiu como uma avalanche em 2012. Ninguém ouviu falar da produção da obra e de repente ela se tornou um grande fenômeno capaz de agradar a todos os tipos de espectadores em qualquer país do mundo. As atuações são incríveis e a trama é uma daquelas comoventes, mas tratada de maneira irreverente. 

Menção Honrosa: Looper, Plano de Fuga


FILME DECEPÇÃO DO ANO


Sacha Baron Cohen prometeu bastante com essa produção, O Ditador, e passou longe de cumprir. O ator que por tanto tempo satirizou o mundo hollywoodiano terminou se rendendo aos clichês de lá e entregou um filme sem a menor graça e bem diferente de Borat ou Bruno. Parece um filme de comédia como outro qualquer.


MELHOR FILME NACIONAL

Camila Pitanga dá um show de atuação em Eu Receberia as Piores Notícias do Seus Lindos Lábios. Poderia muito bem colocar Febre do Rato neste posto, mas acho que resolvi apostar nesta produção por acreditar no fato dela ser mais acessível. Ambas são incríveis, mas fico com o grande trabalho de Camila Pitanga.

Menção Honrosa: Febre do Rato



MELHOR COMÉDIA


A comédia Ted é realmente surpreendente  É um filme que eu particularmente não dava muito valor, mas que terminou se tornando um dos meus favoritos em 2012. Muito divertido e de comédia ácida é capaz de agradar a todos e principalmente aos fãs de animações como Uma Família da Pesada. 



MELHOR FILME DO CIRCUITO ALTERNATIVO

Amor é sem sombra de dúvidas o melhor filme do circuito internacional do ano. O Diretor Michael Haneke retorna com um produção tensa, complicada, linda e contagiante ao mesmo tempo. Um daqueles filme que não é fácil de ser assistido, mas disposta de uma cultura assombrosa. O relacionamento do casal em questão é sim um caso de amor como poucos que podemos ver no mundo atual e se espelhar pelos personagens é o mínimo que poderíamos favor. Lindo e Aterrorizante. 


TOP FIVE - PIORES FILMES DO ANO



Tim Burton e Johnny Deep já renderam ótimos filmes, mas este sem dúvidas é uma grande decepção deste ano. O Filme é chato, bobo e sem graça. Sombras da Noite não passa de um engodo daqueles complicados de se digerir.



Resident Evil 5 é outra porcaria que passou pelos cinemas em 2012. O longa seria um ótimo jogo de vídeo game, pois se tratou como tal e deve ganhar muito prêmios no framboesa de ouro deste ano.



A ação até que é bem feita, mas me perdoem não conseguir aceitar que um das maiores personalidades de todos os tempos tenha sido tratada desta forma. Não gostei do roteiro e coloca sim Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, como um dos piores do ano.



Motoqueiro Fantasma 2 já começa mal por contar novamente com o Nicolas Cage como protagonista e depois só piora com um filme tão medíocre como o primeiro. Poderiam ter evitado de passar vergonha de novo.



Quando foram realizar Fúria de Titãs 2 disseram que tinham consciência dos erros cometidos no primeiro longa e que não iriam vacilar novamente. Deu até vontade de rir nos cinemas quando vi que cometeram os mesmo erros e fizeram novamente um filme terrível.


TOP  5 - MELHORES FILMES DO ANO



As Vantagens de Ser Invisível é um filme daqueles capazes de agradar a gregos e troianos. O longa é simplesmente encantador e Sensacional. Gostei muito do que vi e coloco não só como um dos melhores do ano, mas como o meu favorito.



Ang Lee nos brinda em As Aventuras de PI com um filme muito bonito esteticamente e com uma bela mensagem. Gostei muito do filme, que me surpreendeu positivamente. A trajetória do protagonista e o tigre é muito bela.



Argo é a afirmação de Ben Aflleck como diretor e é uma produção sensacional. Divertido, tenso e empolgante. Estas são as três palavras que melhor definem a película.



Moonrise Kingdom é encantador e divertido demais. Gostei muito da produção e exatamente por isso coloco ela entre as melhores do ano. Não sei se será lembrada pro Oscar, principalmente por ser uma produção mais de festival. Indicado demais para todos.



Indomável Sonhadora é uma grata surpresa do ano. O filme é incrível e revelador. Conta com atuações magníficas e uma grande direção. Sem sombra de dúvidas um dos melhores do ano.












0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...