Oscar 2013: Possíveis indicados ao Oscar de Melhor Diretor

24 de dezembro de 2012 6 Comente Aqui!


Começamos as especulações do Oscar 2013. Agora é hora de arriscar na categoria de Melhor Diretor! Vamos ao palpites:


PRIMEIRO ESCALÃO


Kathryn Bigelow é hoje a grande favorita ao prêmio. Seu filme é o maior destaque da crítica americana e assim sendo sua indicação está garantida. Quem conhece a academia sabe que o melhor diretor em sua grande maioria leva o prêmio de melhor filme e vice versa. Resta saber se a academia irá vangloriar ela novamente em 4 anos. em 2009 ela levou o prêmio por Guerra ao Terror.



Ben Aflleck está em pleno crescimento em Hollywood. Seu nome está mais do que consolidado como diretor e seu filme Argo foi um dos mais recebidos pela crítica especializada americana. Hoje posso dizer tranquilamente que sua indicação está garantida, mas honestamente não acho que seja o seu ano, AINDA!, pois talento ele tem e no futuro deve ter.

SEGUNDO ESCALÃO




Ang Lee está praticamente garantido no Oscar 2013, porém não coloquei ele no primeiro escalão por não estar percebendo ainda uma possibilidade de seu filme ser eleito o melhor do ano. A parte técnica de As Aventuras de Pi é simplesmente sensacional e o diretor merece a indicação.



Steven Spielberg deveria estar no primeiro escalão. Seu filme aborda um dos assuntos que mais interesse em Hollywood, mas estranhamente não está sendo lembrado pelos críticos especializados. Diria que sua chance  de indicação é certa, mas o prêmio ainda está bem distante.



Tom Hooper ganhou o Oscar 2 anos atrás pelo filme O Discurso do Rei. Este ano seu trabalho é Os Miseráveis, que também pode ficar de fora da lista. A indicação do filme garante a indicação de Hooper, mas por hora acho que ele ainda disputa uma vaga com David O. Russell  ou Paul Thomas Anderson.

TERCEIRO ESCALÃO



David O. Russell vive uma situação oposta a de Paul Thomas Anderson. Seu filme está ganhando destaque, deve ser o vencedor do Globo de Ouro, e com isso sua indicação vem se tornando cada vez mais provável. Por hora, coloca o diretor ainda em situação complicada, mas não posso afirmar sua indicação ou não.


Paul Thomas Anderson era um dos favoritos um tempo atrás, mas seu filme, O Mestre, tem perdido bastante força e agora já não julgo como certa sua indicação. Coloco o diretor disputando, talvez, uma última vaga, mas acredito que as chances tenha diminuído.

CORRENDO POR FORA



Se você me perguntasse algum tempo atrás eu diria que Tarantino deveria ter uma indicação certa ao prêmio deste ano. Acontece que não estou sentindo Django tendo todo o retorno esperado e muito pouco foi lembrada pela crítica especializada americana. Não é impossível, mas hoje está complicado.



Seria uma grande surpresa a indicação do diretor Michael Haneke. Não que ele não seja merecedor, mas pelo fato de ser responsável por um filme estrangeiro, o que dificulta a indicação. Ao menos ele sabe que a vitória de Amor é certa e que talvez consiga até mesmo uma indicação ao melhor roteiro original.





6 Comente Aqui! :

  • Marcos Rosa disse...

    Afleck está diferente com esta barba toda. Poderia colocar ao lado das fotos os filmes de cada diretor, tem muitos aí que não vi os filmes ainda.
    Feliz natal!

    ___
    http://algunsfilmes.blogspot.com.br/

  • disse...

    Também acredito que Ben Affleck tenha de esperar mais um pouco para ganhar como melhor diretor, é muito raro um principiante nessa função ser premiado. Fico entre Kathryn e Ang Lee.
    Abraços e Feliz Natal!

  • Fábio Henrique Carmo disse...

    Fica meio estranho você colocar diretores como Spielberg e Ang Lee como "segundo escalão". E mais, eles eles dificilmente não serão indicados. Acho que só há uma vaga em disputa e ela deverá ficar com o David O. Russel, pois o filme dele está muito bem na fita. Salvo se resolverem fazer como fizeram com o Meirelles por "Cidade de Deus" e indicarem o Haneke esse ano.

  • Tiago Britto disse...

    Fábio, concordo que dificilmente eles não serão indicados, mas ainda há esta mínima possibilidade e por isso estão em um segundo escalão. No texto disse isso, acho que praticamente certo, mas se quiserem inovar e arriscar eles seriam os que correriam mais riscos.

    abs!!!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...