Resenha de Filme: Um Divã Para Dois (Hope Springs)

23 de dezembro de 2012 1 Comente Aqui!

Problemas no casamento rendem os mais diversos tipos de comédias e é um tema até recorrente e batido no mundo cinematográfico. A diferença de Um Divã Para Dois é o fato do longa não se limitar ao cômico e adentrar também em meio a um drama muito bem trabalhado pela formidável dupla de protagonistas, Meryl Streep e Tommy Lee Jones. Pode-se dizer até que a produção possui um tom mais intimista que o normal e que é possível se entender o lado de cada um dos envolvidos na trama, sem julgar quem é o certo e o errado.

O longa gira em torno de Kay e Arnold, um casal que após 31 anos de relacionamento não consegue mais manter um casamento de verdade. Eles não demonstram mais nenhum afeto e muito menos alguma vontade de levar a relação para a o lado sexual. A situação é tão séria, que eles dormem em quartos separados e pouco se falam durante o dia a dia. Angustiada com a situação Kay se sente pressionada a tentar mudar e parte a procura de uma solução para sua relação. É nesse momento que ela decide que é a hora de visitar o Dr. Benie, autor de um livro de relacionamentos, que promete ajudar as pessoas a reacenderem o amor.

Não estamos diante de uma comédia escrachada, mas vamos cair em meio a momentos de diversão, porém estes serão regados de situações dramáticas. Achamos engraçados alguns fatos, mas ao mesmo tempo temos a sensação de que estamos presenciando acontecimentos que podem ocorrer conosco, o que permite o espectador a ser ver em cena por alguns minutos. A direção de David Frankel acertou e muito no tempero correto para flutuar entre o riso e a reflexão, transformando este em um filme maduro, assim como os seus personagens. 

Outro ponto forte é, sem a menor dúvida, as interpretações da dupla de protagonistas. Tommy Lee Jones mantêm seu espírito de carrancudo, que marcou sua carreira, mas não podemos dizer que esteja em sua zona de conforto, pois o ator saiu um pouco do ramo da ação, onde geralmente interpretava policiais ranzinzas, para roubar algumas cenas desta comédia. Meryl Streep é outra que não erra em cena e mais uma vez está maravilhosa em cena. Sua personagem de agora é o oposto de seu último trabalho em A Dama de Ferro, que rendeu mais um Oscar, sendo uma mulher insegura e sem imposição. A atriz chegou a ser indicada ao Globo de Ouro 2013, mas não deve ser premiada neste ano. Não pelo fato de não se apresentar acima da média, mas pelo fato de ser apenas mais uma simples interpretação do nível de Meryl Streep. Ainda temos, como coadjuvante, Steve Carell, que mesmo contido possui em sua essência um ar cômico capaz de fazer sorrir.

Um Divã Para Dois se torna uma daquelas comédias que imaginamos o final, mas que mesmo assim somos capazes de nos divertir e dar muitas risadas com os acontecimentos. Não é uma revolução no mundo do cinema e nem é uma grande novidade, mas ainda assim a garantia de um momento divertido, principalmente devido a química entre Tommy Lee Jones e Meryl Streep.


1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...