Resenha de Filme: Bernie (Bernie, 2012)

19 de dezembro de 2012 0 Comente Aqui!

Já tinha ouvido ótimas recomendações acerca da comédia Bernie, mas somente me veio realmente vontade de assistir após a indicação de Jack Black ao Globo de Ouro 2013 e a necessidade de fazer a nossa, sempre completíssima, cobertura dos eventos do mundo cinematográfico. O longa sofre com um péssimo trabalho de marketing e um trailer daqueles capaz de manter afastado qualquer espectador que tenha opção de escolha do que assistir, mas no fim das contas é uma comédia muito inteligente e divertida, que nos brinca com uma grande atuação de Jack Black e ótima participação de Matthew McConaughey e Shirley MacLaine.

A trama é baseada em fatos reais e inspirada em uma história que se passou em 1996, em Carthage, Texas, quando o americano Bernhadt "Bernie" Tied foi acusado de assassinar uma viúva de 81 anos. Sua pena poderia chegar à prisão perpétua, mas ao invés de ser julgado e condenado pelos moradores da cidade, o rapaz era idolatrado por todos, principalmente por ser um bom cristão que fazia de tudo para consolar as pessoas quando estas perdiam algum ente querido. É Baseado neste fato que o diretor Richard Linklater, que já havia trabalho com Black em Escola de Rock, nos brinda com um longa que não necessariamente segue a risca dos acontecimentos, mas toma a essência dos fatos. 

A direção do filme é um ponto forte da produção, pois a ideia de apresentar os fatos através de depoimentos dos moradores da comunidade e o tom documental adotado fazem do longa diferente daqueles que já estamos acostumados a ver. Todas as pessoas da comunidade possuem uma opinião formada sobre o crime e dentre eles estão advogados, amigos e simplesmente fofoqueiros de plantão. É dessa forma que a trama de desenrola de maneira interessante e divertida, principalmente pelo fato das pessoas saberem do crime cometido e continuarem não acreditando ou não achando justo o seu julgamento.

Jack Black merece sim o reconhecimento que está recebendo com esta indicação ao Globo de Ouro 2013. Quando o assunto é comédia o ator é um daqueles que mais gosto, porém admito que ou você gosta dele ou não gosta nenhum pouco. Grande parte da falta deste meio termo é o fato de em alguns momento ele ser muito caricato e demasiado bobo, o que em Bernie aparece, mas não incomoda. O ator está muito tranquilo no papel e demonstra muito espontaneidade. O personagem não chega a ser gay, mas tem um lado afeminado muito bem apresentado e lógico muita cantoria, outra característica marcante do ator.


Matthew McConaughey em 2012 esteve no melhor ano de sua carreira, fazendo bons trabalhos, mas principalmente escolhendo produções interessantes. O ator aqui interpreta aquele que deseja por o queridinho da cidade atrás das grades e entrega um belo trabalho. Shirley MacLaine interpreta a megera do filme e está impagável. As melhores cenas do filme estão na interação entre ela e Black.


Bernie não é aquele filme perfeito, mas é sim um filme bom de se assistir. A produção consegue prender a atenção do espectador e é cheia de humor negro. Afinal posso não mencionado, mas o protagonista é um agente fúnebre formado e graduado, algo no mínimo inusitado. Assista e se divirta com uma comunidade que é contra a prisão de um assassino e uma igreja que reza para que ele não seja condenado.


0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...