Crítica: Selvagens (Savages)

19 de novembro de 2012 0 Comente Aqui!

O título do novo filme do diretor Oliver Stone, Selvagens, na tese, deveria elucidar o comportamento dos seus personagens, em suma, pessoas rebeldes, com senso de integridade corrompido, vivendo a margem da sociedade, lidando com drogas, relacionamentos atípicos e muita violência. No entanto, apesar da obra trazer essa temática de submundo das drogas, cada vez mais afirmado como subgênero dentro do cinema, o filme de Stone passa longe de procurar estudar com fidelidade a biosfera de quem habita esse mundo perigoso. Digo isso, porque mesmo trazendo explicações sobre a fabricação das drogas, distribuição e afins, Selvagens não passa de um filme de ação elaborado com um pouco mais de afinco, mas isso também não quer dizer que se torne uma realização relevante.

O roteiro, escrito a seis mãos, tem como autores o diretor Oliver Stone, Shane Salermo e o escritor do romance que inspirou o filme Don Wislow. Não é a primeira vez que Wislow traz uma história envolvendo mexicanos, drogas e o estado da Califórnia, ele já havia feito o mesmo com A Vida e a Morte de Bobby Z, livro que também resultou em um filme menor, mas despretensiosamente divertido. A trama aqui, que apesar de linear, recorta-se em linhas narrativas distintas, na principal, temos o triângulo amoroso formado por O (Blake Lively), Chon (Taylor Kitsch) e Ben (Aaron Johnson). Pela visão de O dos fatos, é que a história também vai nos ser contada com seus “contornos poéticos”. Jovem praiana e de boa família, ela se envolve com dois amigos traficantes de maconha.

O neo-hippie Ben é o cérebro da dupla, formado em botânica, ele desenvolve uma maneira bem particular de cultivar maconha, o que resulta em uma droga potente, extremamente “agradável” ao consumidor final. Chon, um ex-soldado veterano do Afeganistão, é um sujeito paranóico e responsável pela segurança do negócio. A dupla, com o background tecnológico do hacker cool interpretado por Emile Hirsch e ainda apoiada pelo policial corrupto vivido por John Travolta faz uma pequena fortuna mensal vendendo sua “erva de primeira”. Entretanto, não demora até terem seu pequeno império ameaçado quando um cartel mexicano, fragilizado pelas represálias que vem sofrendo pelo governo de seu país, decide se envolver (leia-se tomar) nos negócios escusos dos rapazes.

O cartel Baja, como é conhecido, comandando por Elena (Salma Hayek), costuma lidar com bastante violência a quem se nega a colaborar. E como Chon e Ben mostram-se retroativos a proposta dos mexicanos, logo é ordenado que a namorada da dupla, O, seja seqüestrada. Entre uma ou outra negociação, Elena estipula uma quantia alta para o resgate da jovem, impulsionando assim um plano mirabolante por parte dos “traficantes-mocinhos”. Se no parágrafo anterior citei os comparsas dos garotões, nesse trago o suporte para que Elena faça suas ordens prevalecerem, são eles, o violento, afetado e canastrão capanga vivido por Benicio Del Toro e o conselheiro submisso da chefona, interpretado por um subutilizado Demián Bichir. Claro que os panoramas podem se inverter, afinal, essa é uma das regras do gênero.

Apesar dos excessos de clichês e reviravoltas previsíveis, é necessário deixar claro que Selvagens não é um filme ruim de todo. A narrativa é agradável, com boas cenas de ação e também não deixa de faltar adrenalina e tensão na maioria das seqüências. Intencionalmente, acredito, a obra nos remete aos trabalhos noventistas de Oliver Stone, como o marcante Assassinos por Natureza. No entanto, tudo o que era novidade nos anos noventa, curiosamente agora, parece démodé. As cores fortes, estouradas, não tem o mesmo impacto, passam a sensação apenas de um alicerce esteta, quase uma alegoria, assim como a montagem ligeira. Até a trilha sonora de canções pops, que inclui Peter Tosh, Bob Dylan e Massive Attack pouco contribui para trazer uma identidade própria para a obra. Creio, de fato, que esse seja o maior problema de Selvagens, ordinário, ele não é o filme de autor que Oliver Stone possivelmente idealizou.



0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...