Crítica do Livro: Watchmen

22 de novembro de 2012 4 Comente Aqui!
 
O Verdadeiro Mundo dos Heróis

No primeiro texto que fiz ao Cinema Detalhado, falava sobre a “perda” que a cultura e o conhecimento nos trazem. Usei a seguinte definição para citar essa questão: “Ao final percebi que tinha perdido a pureza da vida romântica e idealizada pelos jovens sonhadores”. Volto a usar o termo para citar uma leitura. Se no primeiro documento o conceito foi sobre a importância de Nelson Rodrigues em minha formação minha visão agora entra sobre o universo de Alan Moore. 
 
Com o autor de “A Piada Mortal” (http://www.cinemadetalhado.com.br/2012/03/critica-de-livro-piada-mortal.html) perdi a virgindade moral e cultural sobre os heróis que idealizava. Aqui não existem aliens que saem voando ou homens ricos que se utilizam de morcegos para lutar; aqui os heróis são de carne e osso. Amam, odeiam, se apaixonam, são alcoólatras e falham como todos nós. Nesta obra, não existem mocinhos ou bandidos, como conhecemos. Existem seres humanos que acreditam, ou não, em melhorar o mundo.

Watchmen” não é apenas uma história em quadrinhos. A obra de Alan Moore é simplesmente uma das três melhores de todos os tempos (as outrsa são, “A Piada Mortal”, do próprio A. Moore e “O Cavaleiro das Trevas”, de Frank Miller). Entendo que é impossível ler uma obra, tão rica e detalhada, e sair indiferente. Degustar a obra é viajar pelo mundo da arte por meio de palavras (Moore) e do ótimo visual (de Dave Gibbsons) que encontramos no trabalho. 
 
Watchmen” foi publicada no Brasil pela primeira vez pela Editora Abril, em 1989, em seis edições. A mesma editora republicou a obra em 1999 em seu formato original de doze números. 
 
Alan Moore realizou aqui seu auge criativo, e uma tremenda, e merecida homenagem às HQs de super-heróis. Um trabalho OBRIGATÓRIO. 
 
Então, se você ainda não eu, tire o tempo perdido. Você não vai se arrepender.
Dedicado à minha amiga Tarine Castro, ou melhor, minha amiga PENNY.


4 Comente Aqui! :

  • Anônimo disse...

    Adoreeei.. muito bom o texto,assim como todos que vc escreve Renato.. vc descreve e expõe a história de uma forma que atrai a nossa atenção pra leitura .. ja ouvi fala sobre o Watchmen, só q nunca me interessei, mas agora fiquei com mta vontade de ler.. qm sabe agora nas ferias neh.. rsrs.. e aadoreei a dedicatória Renato, obrigada de vdd =)

    Tarine Castro... Ops Penny ;) rs

  • Anônimo disse...

    Adoreeei.. muito bom o texto, assim como todos que vc escreve Renato.. vc expõe a história de uma forma que atrai nossa atenção para o livro.. ja ouvi fala sobre o Watchmen, só q nunca me interessei, mas agora fiquei com mta vontade de ler.. qm sabe agora nas ferias neh.. rsrs.. e aadoreei a dedicatória Renato, obrigada de vdd =)

    Tarine Castro... Ops Penny ;) rs

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...