Top Five - Realidade Virtual

20 de setembro de 2012 2 Comente Aqui!

A Realidade Virtual (RV) - ou seja, a simulação de presença física num ambiente artificial, geralmente computadorizado - surgiu no início dos anos 1970, mas foi na década seguinte que esse conceito revolucionário capturou a imaginação hollywoodiana. Logo abaixo oferecemos uma pequena lista de produções que abordaram o mundo do RV e deixaram a sua marca.

Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982)

Tron: Uma Odisseia Eletrônica foi um marco no uso de CGI (Computer Graphics Interface). A história é bestinha, mas para uma criança na faixa de seus 5-6 anos os efeitos visuais do filme eram uma coisa de outro mundo. Tron foi indicado na época ao Oscar de Melhor Efeito Especial, mas perdeu o páreo para E.T., o Extraterrestre. Teve uma continuação em 2010 - Tron: O Legado - que acumulou uma boa arrecadação (US$ 400 milhões) contra as previsões de muita gente.

O Vingador do Futuro (1990)

Perturbado por estranhos sonhos envolvendo a colônia humana de Marte, o operário de construção civil Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) resolve visitar a Rekall, uma empresa especializada em implantar memórias de férias inesquecíveis. À partir daí Quaid começa a ser inexplicavelmente perseguido, e a sua constante confusão entre simulação e realidade acrescenta um nível extra de tensão. O Vingador do Futuro é inspirado num conto de Philip K. Dick, o mesmo cujas histórias foram a base de Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982). O filme foi refeito esse ano... Por quê, ninguém sabe.

Abre los Ojos (1997)

Depois do thriller Tésis (1995), o diretor chileno Alejandro Amenábar fez um filme misturou, de forma inovadora, realidade virtual com o mundo dos sonhos. Abre los Ojos - traduzido por essas partes como Preso na Escuridão - foi um dos maiores sucessos da história do cinema ibérico e abriu as portas para a sua carreira internacional. Depois de Abre los Ojos Amenábar fez Os Outros (2001) - o filme europeu de maior bilheteria nos EUA - e Mar Adentro (2004), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Abre los Ojos foi refilmado entre 2000 e 2001 e o resultado foi o controverso Vanilla Sky (2001), dirigido por Cameron Crowe e estrelado por Tom Cruise, Cameron Diaz, Kurt Russell e Penélope Cruz.

Show de Truman, Show da Vida (1998)

Truman Burbank (Jim Carrey) é o foco do mais longo reality show da história - um que já dura os 30 anos de sua vida. Um pequeno grande detalhe: Truman não tem a mínima ideia que a sua vida é um show de televisão, e o filme começa quando ele justamente começa a se dar conta disso. Um RV que não é digital, O Show de Truman inspirou discussões éticas, filosóficas e religiosas e até uma síndrome psiquiátrica ("Síndrome de Truman" - um transtorno mental onde um indivíduo acredita que vive num reality show).

Matrix (1999)

A expressão máxima da estética cyberpunk no cinema, Matrix pegou a crítica e público de surpresa, oferecendo uma colagem pós-moderna de kung-fu, religião oriental e messianismo cristão. O que resta a ser dito desse filme? Para que ainda não o viu, assistam pra ontem.

2 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...