Crítica: Os Mercenários 2 (The Expendables 2)

1 de setembro de 2012 3 Comente Aqui!


Em 2010 Sylvester Stallone resolveu usar de sua influência para unificar em uma produção os grandes astros dos filmes de ação dos anos 80. Os Mercenários viria a se tornar uma produção saudosista, que apesar de problemas no roteiro, na direção e em alguns pontos chaves, terminaria agradando ao público fã do gênero. O bom retorno financeiro e o sucesso acabaram por garantir uma continuação, que agora se apresenta aprimorada e mais interessante.

As críticas negativas parecem ter sido lidas, ouvidas e comentadas nas mesas de discussões e reuniões sobre Mercenários 2. Stallone entendeu que não tem a capacidade de segurar as pontas na direção e aceitou repassar a missão para Simon West, o que já de cara garantiu uma melhora no desenvolvimento das cenas de ação. Bruce Willis e Schwarzenegger, que antes eram meros figurantes, caem para a porrada e entram com tudo nas sequências de matança do filme. Por fim, o roteiro, apesar de ainda muito fraco, apresentou melhoras notáveis, tendo ao fundo da pancadaria um pouco de lógica e sentido.

A ação é garantida e não irá decepcionar aos fãs, mas há de fato um viés cômico na produção que se torna o diferencial de tudo. Os melhores momentos estão nas piadas auto depreciativas que a trama propõe. As brincadeiras passeiam pelas produções que foram protagonizadas pelos atores nos tempos antigos e também pelo fato da idade já avançada dos astros. O ápice está, claro, na aparição de Chuck Norris, quando ele faz um estrago daqueles dignos dos Chuck Norris Facts que surgiram na internet alguns anos atrás. Jean-Claude Van Damme é outro, que apesar de ter recusado uma aparição na primeira película, resolveu participar da sequência e desenvolve um vilão interessante e muito melhor que o antecessor. 

O elenco ainda conta com nomes como Jason Statham, Terry Crews, Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture, Liam Hemsworth, Scott Adkins, Nan Yu. Liam é o único que possui um personagem mais elaborado e é em torno de seus acontecimentos que o grupo de mercenários resolve correr atrás de vingança. Os demais conseguem ganhar seu espaço e apresentar um bom trabalho, com exceção de  Randy Couture, que praticamente não fala nada durante toda a exibição.

A sinopse pouco importa aqui, até por isso mesmo me abstive de coloca-lá no texto. O que é importante saber é a certeza do sentimento de saudosismo que estará em cena, que a ação irá de fato existir e que, aqueles que conhecerem os filmes dos anos oitenta, irão dar mais risadas aqui do que deram em várias comédias que foram lançadas no últimos anos. Outra coisa importante de saber é que a sequência está garantida mais uma vez e que agora iremos aguardar os novos nomes que irão aparecer.


Trailer do Filme:

3 Comente Aqui! :

  • Dilberto L. Rosa disse...

    Não vi o primeiro filme (apesar de ter ficado curioso: afinal quem não cresceu vendo os filmes de pancadaria de Stallone e Cia nos anos 80 que atire a primeira Barbie!), mas, depois desta tua "ode" à continuação, vou correr atrás do Mercenários 1 agora mesmo!

    P.S.: ia até falar da volta do meu blogue à ativa, mas, diante da "advertência" sobre "propaganda", já me calei, ré, ré!

  • Amanda Aouad disse...

    Sentimento de saudosismo, muita piada interna e diversão. O filme é isso mesmo, com roteiro e direção um pouco mais trabalhados que o primeiro e claro, a participação de Chuck Norris que é a melhor parte do filme.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...