CRÍTICA DO LIVRO: O Passe e o Gol

13 de setembro de 2012 6 Comente Aqui!

o futebol visto da infância

Sou fã do esporte mais popular do Brasil. Futebol é uma de minhas grandes paixões (ao lado de quadrinhos e cinema). Entretanto, como sou ruim dentro das quatro linhas, virei torcedor.....e leitor. Sou um apaixonado pelo estilo de dois cronistas de futebol: o primeiro era Nelson Rodrigues, que com sua insanidade poética fazia de um jogo uma lição de vida; o segundo é o jornalista Juca Kfouri, um torcedor assumido e um grande cronista dos nossos tempos.

Mas, Kfouri resolveu se arriscar um pouco ao escrever sobre futebol, fazendo um livro infantil, campo tão complicado, e o resultado foi um gol de placa.

Segundo o próprio autor foi o texto mais difícil que escreveu até hoje, pois exigiu e de muito trabalho, escrevendo e reescrevendo diversas vezes, até chegar ao resultado final. “O Passe e o Gol” é a história é a história dos gêmeos Joãozinho e Marinho, que poderiam muito bem viver em São Paulo, mas moram em outra cidade: moram em Corinthians...

Os irmãos gêmeos são tudo de bom. Amigos, companheiros, sempre juntos para o que der e vier. Só existe uma situação entre eles em que o tempo fecha: quando a bola rola. Aí não tem acordo. Porque Marinho prefere fazer o passe e Joãozinho adora marcar gols e se vangloriar de sua capacidade de ser artilheiro. Por isso humilha o irmão. Até que um dia, naquela cidade de nome bem diferente, são convocados para jogar na seleção da escola. Vão disputar um campeonato. Os dois do mesmo lado, no mesmo time, o Preto e Branco Futebol Clube. Será que vai dar encrenca?

Com um vocabulário simples, e ao mesmo tempo muito rico, com informações que compõem o universo infantil em relação ao esporte, a obra discute o relacionamento entre irmãos, no caso irmãos gêmeos, e a rivalidade tão comum entre eles. Quem é o melhor? É aquele que passa a bola ou quem faz o gol? Isso permite também refletir a respeito da importância que cada um desempenha dentro do grupo e a necessidade de se contar com todos, com suas habilidades individuais, a fim de que o projeto coletivo seja bem-sucedido. A partida de futebol, momento em que os irmãos gêmeos jogam pelo mesmo time, introduz a questão tão presente no cotidiano infantil que é saber ganhar e saber perder. Sugere, ainda, a exploração de temas como o respeito pelas diferenças, o companheirismo e a união.

As ilustrações e o projeto gráfico de “O Passe e o Gol” são de Eduardo Albini, uruguaio que mora no Rio de Janeiro há 25 anos. Artista plástico ilustra livros infantis e confessa que não entende nada de futebol. Mas ao tratar do tema mostrou que é um craque no desenho.

Um livro obrigatório para quem gosta de futebol, de criança e de alegria. Ou seja, dedicado a Sônia dos Santos Alves uma professora, esposa e futura mamãe que ama futebol, criança e está sempre alegre.

6 Comente Aqui! :

  • Renata disse...

    Renato...mais um belo texto que nos emociona!!! Confesso que já estou animada para poder ler td esta aventura.
    E ainda mais, como apaixonada por crianças e futebol, será maravilhoso esta leitura. Meus alunos amama futebol e será uma ótima dica tb para eles.
    Com certeza, leitura obrigatória para nós educadores.
    Beijosss

  • Anônimo disse...

    Grande Renato!!! Qual garoto brasileiro que um dia não desejou ser um jogador de futebol!!! Ainda escrito por Juca Kfouri.

    Abs WOS

  • Anônimo disse...

    Renato,como sempre sua sensibilidade aflorada me emociona..sim pq sou do avesso..Assim ,que sinto e acredito na humanidade.Emoção com pitadas de razão..um prato equilibrado...A criança em sua pura inocência nos ensina que o lúdico norteia o campo da vida igual uma bola que ,nem sempre faz gols...mas nunca deixa de jogar....

    UM ABRAÇO
    ANA STAVE

  • Anônimo disse...

    Olá, se vc gostou do livro, então com certeza amará a peça teatral. Dê uma olhada http://grandeursonavegante.blogspot.com. Leia o que o Juca escreveu sobre a peça

    Abs
    Babi

  • Anônimo disse...

    Renato, primeiro, obrigada pela linda dedicatória. Concordo com vc Juca Kfouri é o melhor cronista esportivo de todos os tempos. O livro é excelente eu trabalhei esse ano com as minhas turmas de 1º ano e eles amaram, além do que dar para trabalhar vários aspectos com vc mesmo disse a relação de irmão, respeito, a importância que cada um tem dentro do grupo, a união e entre outras coisas. Como Pedagoga eu indico esse livro como leitura obrigatória.

    Sônia Alves

  • Ro Soares disse...

    como sempre um belo texto, também sou apaixonada por futebol, e com criança melhor ainda já fico imaginado meu filho batendo aquela bolinha na escola e nós pais bobos babando neles.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...