Crítica do Livro: O Estranho Mundo de Tim Burton

27 de setembro de 2012 5 Comente Aqui!

O bizarro e diferente visto das vísceras da sétima arte.

Tim Burton, na minha visão pessoal, pode e deve ser definido como gênio. Seus trabalhos cinematográficos, amando ou odiando estão longe, muito longe do banal ou da simplicidade. Toda obra desse artista possui: cores, curvas, tristeza, melancolia, nostalgia e muita distância do padrão convencional de se narrar uma história. Até no campo literário ele ousa e acerta, como citei no texto: http://www.cinemadetalhado.com.br/2012/07/critica-do-livro-poesia-literaria-de.html

Para desvendar que se trata de um filme do diretor de “Alice no País das Maravilhas” o público precisa apenas de 5 minutos de exposição. Burton prefere errar por ação e não por inanição.

Concordo com o site altamente ácido que disse: “era questão de tempo até aparecer algo que se propusesse a mexer ali dentro da mente criativa do maluco de cabelos sempre esgadanhados”.

Este almanaque, com mais de 340 páginas, é uma reunião de textos e entrevistas sobre (e com) Tim Burton, trazendo diversas informações sobre os seus filmes e o próprio em ordem cronológica. O leitor poderá descobrir que ele era um garoto isolado, que uma vez seus pais fecharam a janela de seu quarto com tijolos, que a maioria de suas produções tem referências a filmes antigos, que ele trabalhou na Disney, que uma de suas namoradas salvou sua vida e mais. Muito mais.

“A loucura de uma pessoa, é a realidade de outra.”

Tim Burton


Dedicado ao amigo Cristiano Contreiras, do site http://apimentario.blogspot.com.br/
Um site onde busco cultura, conhecimento e perolas do mercado cinematográfico.


5 Comente Aqui! :

  • Cristiano Contreiras disse...

    Interessante, eu vi na saraiva. Mas, sinceramente, ando tão duvidoso de Burton - ele caiu tanto, está tão péssimo na criatividade, sinto falta de seus filmes antigos. Vamos ver se ele volta a nos surpreender.

    Adorei a menção aqui, beijo!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...