Crítica: O Vingador do Futuro (Total Recall)

15 de agosto de 2012 1 Comente Aqui!

Em tempos de remakes e reboots, chega aos cinemas nacionais nessa semana O Vingador do Futuro, mais uma releitura de um filme que já fez sucesso nos cinemas. A produção é uma refilmagem da já clássica ficção-científica estrelada por Arnold Schwarzenegger e dirigida pelo "mestre" Paul Verhoeven. Essa nova versão centra-se no ator Colin Farrell que vive o papel do protagonista (Douglas Quaid) e que concorria ao papel principal com os astros Tom Hardy (A Origem) e Michael Fassbender (Bastardos Inglórios). No final, venceu a "concorrência" o ator menos qualificado e com isso o filme já sai perdendo bastante em sua disputa com o seu antecessor.

A direção fica por conta de Len Wiseman que fez muito sucesso comandando a franquia Anjos da Noite. Kurt Wimmer (Ultravioleta) roteiriza baseado no conto de ficção-científica We Can Remember It for You Wholesale, escrito por Philip K. Dick. Os contos e livros escritos por Dick já renderam vários filmes entre eles destacam-se: Minority Report, O Pagamento (estrelado por Ben Affleck), O Vidente (estrelado por Nicolas Cage), Os Agentes do Destino e Blade Runner. Completam a produção as belas Jessica Biel (Esquadrão Classe A) que vive a mocinha Melina e Kate Beckinsale que faz a vilã Lori; além delas o filme ainda conta com participações (bem pequenas) dos veteranos Bryan Cranston e Bill Nighy.

O roteiro base da produção é quase o mesmo do oringinal - em um futuro distante o operário Douglas Quaid vive uma vida dura mas honesta ao lado da bela Lori, sua esposa. Tudo transcorre normalmente em sua vida e rotina até ele resolver sair um pouco da mesmice e usar os serviços da Reckall, uma empresa que vende pacotes de memória, fazendo com que o cidadão comum possa experimentar de uma vida diferente por alguns créditos. Infelizmente alguma coisa dá errado e ele se torna um homem procurado pela polícia e também por sua esposa. A linha entre fantasia e realidade fica distorcida e o destino de seu mundo fica na balança enquanto Quaid descobre sua verdadeira identidade.

Achei legal o filme prestar algumas homenagens a produção original com algumas cenas que lembram bastante a versão anterior - a cena da prostituta com 3 seios o desembarque na estação da "Queda" e os diálogos entre Quaid e seus amigos são os momentos em que isto fica mais claro. Obviamente a grande vantagem do remake para o original é a qualidade dos efeitos especiais que é muito superior. O elenco desta nova produção é melhor no papel do que o original (com excessão do papel do protagonista), mas é muito mal aproveitado; os talentosos Bryan Cranston e Bill Nighy não passam mais do que 5 minutos em cena.

Uma coisa que o filme original leva vantagem é o ritmo da produção. No filme da década de 90 a história vai sendo conduzida um pouco mais lenta e o roteiro foca o início em apresentar o mundo em que Quaid vive e especialmente a Recall.  O remake infelizmente parece que só focou-se nas cenas de ação, o que chega a ser estranho, porque o estúdio fez a sua divulgação (vídeos e cartazes) no questionamento da realidade. Este que foi um ponto forte na primeira produção, nesse remake deixou bastante à desejar.

No final das contas, a produção termina decepcionando, especialmente porque vende um produto que não é compatível com o filme apresentado. A idéia deste remake parecia muito legal, uma história que hoje pode ser contada de uma maneira mais próxima aos contos de Dick justamente por causa das possibilidades que o avanço dos efeitos especiais podem proporcionar. Mas o que parecia muito promissor no papel termina sendo engolido por uma excesso de ação desenfreada e uma das principais questões do 1° filme: o questionamento fantasia-realidade se torna muito sutíl e em alguns momentos até inexistente.


 


1 Comente Aqui! :

  • Película Criativa disse...

    Eu já imaginava que esse filme não seria melhor que o original.

    Vamos combinar que Len Wisemann não tem gabarito para refazer o ótimo trabalho de Paul Verhoven. Sinto por Colin Farrell, que nos últimos anos vem protagonizando filmes bons, como Na Mira do Chefe, Ondine, etc.

    Visite também: http://peliculacriativa.blogspot.com.br/

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...