Crítica do livro: On The Road

2 de agosto de 2012 4 Comente Aqui!


Jack Kerouac e sua viagem pela literatura de estrada

Jack Kerouack: “Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que veem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para frente. E, enquanto alguns os veem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam”.

Após esse pensamento, do próprio Kerouac, acredito ser difícil, quase impossível eu falar algo sobre a obra “On The Road” que ele mesmo não tenha dito no texto acima. A definição feita pelo escritor é perfeita e completa para resumir o livro que originou o novo filme de Walter Salles.

Nesta nova literatura, o autor procurou captar a sonoridade das ruas, das planícies e das estradas americanas para criar um livro que transformaria milhares de cabeças, influenciando definitivamente todos os movimentos de vanguarda, ao rock, o movimento punk e tudo o mais que sacudiu a arte e o comportamento da juventude na segunda metade do século XX.
Mas, não fugindo de minha pequena ou enorme responsabilidade resolvo definir “On The Road” com palavras usadas na obra: Melancolia e catarro de rodoviária. Ou seja, submundo, humanidade, escória e vida. Descubra isso e muito mais na obra de Kerouac.

Pouco posso acrescentar a quem mesmo definiu tão bem sua própria obra de arte, ou melhor, obra de estrada.
Dedicado a meu irmão Nelson de Jesus Alves, um profundo apreciador de Jack e pai do pequeno gigante Miguel.

4 Comente Aqui! :

  • Renata disse...

    Oie...olha adorei a crítica do Miguel, rsrsrs(meu sobrinho é lindo)....!!!!!
    Gostei bastante da crítca, aos poucos vai nos envolvendo e nos instigando a entrar nesta leitura que parece mto interessante.
    Abraços e parabéns!!! Beijosss

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...