Literalmente o termo francês Bel
Ami significa “belo amigo”, mas também já foi muito usado como uma expressão
pejorativa para a figura do amante na alta sociedade francesa do final do
século 19. Uma “função” (digamos assim) que apesar de reprovável e libidinosamente
prazerosa era mais do que comum no convívio social. Viver como um amante na
Paris do final daquele século não deixava de ser uma tarefa árdua e ainda
necessitava de um amplo comprometimento, principalmente para um interessado em ascender
posições na concorrente hierarquia burguesa da Cidade Luz. O candidato a “bel
ami” da vez na capital francesa é o ex-soldado Georges Duroy (Robert
Pattinson), um jovem de origem proletária, cheio de sonhos, tão grandiosos
quanto ingênuos.
Em sua escalada social, onde
furtivamente é transformado em escritor do jornal local, vamos acompanhando seu
envolvimento, principalmente, com três distintas, respeitadas e influentes
senhoras da sociedade local. São elas: a também jovem e ardente Clotilde
(Christina Ricci), a sensual e calculista Madeleine (Uma Thurman) e a madura,
mas não menos bela Virginie (Kristin Scott Thomas). Enquanto se desenrola a trajetória
nada edificante de Georges, a narrativa também produz uma história sobre
política, paralela a trama principal. Um mote até interessante (tristemente
subutilizado) que vai surgindo como pano de fundo e assim providenciando algum
desvendamento da verdadeira faceta daqueles homens (amplamente influenciado por
suas mulheres) que produziram a história do país. Nesse ponto, indo na
contramão do caráter machista que o título pode sugerir, Bel Ami – O Sedutor é
uma obra que inicialmente levanta a bandeira do feminismo, evidenciado na cena em que Madeleine fala
para Georges: “Conheça o homem pela mulher que ele tem.”
Dirigido pela estreante dupla de
diretores ingleses, Declan Donnelan e Nick Ormerod, Bel Ami – O Sedutor é
baseado na obra literária do prolixo escritor francês Guy de Maupassant
(1850-1893). Apesar de buscar como fonte um texto considerado por muitos
especialistas como uma representação fiel de uma época, a obra aqui em questão,
infelizmente, não passa de uma adaptação com um viés mais pop do que artístico.
Não que seja ruim essa escolha, porém, tudo é delineado de forma rasteira,
abusando de clichês e estereótipos. Tanto que não é estranho ser protagonizada
por um ator nitidamente limitado como Robert Pattinson. Mesmo o rapaz
esforçando-se para trazer profundidade ao personagem, ele não deixa de protagonizar
algumas cenas inexpressivamente inócuas. Sua aura sedutora é quase inexistente.
O filme também peca por uma falta maior de ousadia, trazendo cenas de sexo
burocraticamente filmadas e sem um pingo de intensidade.
5 Comente Aqui! :
Ainda estou curioso pra ver Celo, mas já espero me deparar com cada um dos tropeços que você comentou acima. Confesso que verei mais pela presença das atrizes do que pelo roteiro ou pelos outros aspectos...
Eu também sempre percebi uma afinidade entre os trabalho de vocês, Felisberto e Maria Lúcia, acho que vocês deveriam investir neste tipo de parceria mais vezes. O poema ficou muito bom! Parabéns a ambos!
http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/08/gosto-de-cereja_5.html
Bom saber que o filme é medíocre pra não gastar meu suado dinheirinho e priorizar outras obras. rsss.
O mais irritante de tudo isso é que essa constante afirmação de que Pattinson é o maior galã atualmente soa mais como forçação de barra gerada por campanhas de marketing que parecem não acreditar no provável desempenho artístico do cara. Ok, até hoje não assisti a sequer um filme no qual ele faça a diferença positivamente, mas, pelo visto, Bel Ami é apenas mais um veículo que propaga este imbecil conceito isoladamente estético dentro do cinema.
Ótimo texto!
Tem cara de ser fraquinho mesmo, mas muitos erram ao começar julgando o filme pela presença de Pattinson no filme. Ele pode ser mau ator, mas não compromete tudo.
http://avozdocinefilo.blogspot.com.br/
Na verdade, desde seu anúncio, do pôster até o protagonista achei tudo insosso. Nunca me despertou atração - e, visto a críticas negativas, continua não chamando.
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