Top Five - As Trilhas Sonoras Mais Bem-Sucedidas da História

12 de julho de 2012 0 Comente Aqui!

Quem acompanha a minha coluna no Cinema Detalhado sabe que a minha especialidade é resenhar trilhas sonoras, tarefa que combina três coisas das quais gosto imensamente - ver filmes, ouvir música e escrever. Tem outra coisa que gosto de fazer: pesquisar os números da indústria fonográfica. Quais são as mudanças nos perfis dos consumidores? As vendas obtidas à partir de downloads legais (via iTunes, por exemplo) estão compensando? A volta do vinil é moda ou vai se sustentar? Quais são as novas estratégias que os artistas independentes estão usando para vender os seus produtos? Para mim, era uma questão de tempo fazer um Top Five com os "arrasa-quarteirões" do mundo das trilhas sonoras.

O Guarda-Costas (1992)
Vendagem: 45 Milhões

O Guarda-Costas estrela Whitney Houston e Kevin Costner no auge de suas carreiras. Ela, no papel de uma cantora e atriz popular ameaçada de morte e ele, o ex-agente do Serviço Secreto contratado para protegê-la. A trilha produziu uma das baladas mais pegajosas da história, "I Will Always Love You".  Depois de O Guarda-Costas, Costner teve de amargar dois fracassos retumbantes, Waterworld - O Segredo das Águas (1995) e O Mensageiro (1997), que basicamente detonaram a sua carreira. Houston ainda brilharia com uma segunda trilha sonora, Falando de Amor (1995), mas o seu envolvimento com drogas pesadas e relacionamentos abusivos prejudicou a sua vida musical.

Dirty Dancing - Ritmo Quente (1987)
Vendagem: 42 Milhões

Um grande amigo meu disse uma vez: "Zé, filme que não tem ninja, explosão e mulher pelada é uma m....". Para quem foi criado à base de O Grande Dragão Branco, Cicciolina e Rambo - ou seja, a porção masculina da "Geração Coca-Cola" - o argumento faz sentido. Apesar de ser um produto dessa mesma época Dirty Dancing é, obviamente, o pólo oposto disso tudo. De férias num resort chique com a família, Frances Houses vulgo "Baby" (Jennifer Grey) entra sem querer em contato com o submundo da dança do lugar. O líder dessa turma é o instrutor Johnny Castle (Patrick Swayze), que rejeita Baby de cara por ser uma "menina amarela" burguesa.

Dirty Dancing é aquela história clássica da menina virando mulher. A mocinha conhece aquele garotão bonito e sedutor, desejado por todas; ela fica afim do rapaz e parte para conquistá-lo; ela amadurece no processo, com as dificuldades que enfrenta; e no fim consegue conquistá-lo e transformá-lo num homem melhor. É uma variação do "Complexo de Cinderela" em forma de filme, apesar de Baby não ser uma sonhadora boba; ela é proativa, socialmente consciente, esperta. Fora isso 70% de Dirty Dancing é preenchido por danças, um atrativo extra pro público feminino. Sobre a música: "(I've Had) The Time of My Life" ganhou Oscars, Globos de Ouro e Grammys, e embala até hoje os sonhos românticos de garotinhas púberes ao redor do mundo... (E rapazes também, por quê não?)

Embalos de Sábado à Noite (1977)
Vendagem: 40 Milhões

A música das discothèques, que viraria uma febre mundial nos fins da década de 1970, teve início nos guetos gays de Nova Iorque. Alvos de preconceito - por serem negros, por serem latinos, por abraçarem a sua homoafetidade - estes homens extravasavam a tensão do seu dia-a-dia entregando os seus corpos e corações à clandestinidade sexual dos clubes udi-grudi da cidade. Foi nesses clubes noturnos onde moldou-se o estilo de vida e a música que Embalos de Sábado à Noite tornou manifesto. O disco duplo que continha a trilha do filme produziu o maior sucesso da carreira dos Bee Gees: "Staying Alive". Outros destaques do álbum: "How Deep Is Your Love" e "You Should Be Dancing".

Titanic (1997)
Vendagem: 30 Milhões

Titanic, longe de afundar como o navio que deu origem à história trágica do filme, foi o filme de maior bilheteria de todos os tempos - US$ 2 bilhões e pouco - até ser usurpado por Avatar (2009) do mesmo diretor, James Cameron. A trilha do filme também teve um sucesso invejável; graças às composições meio "celtas" (pesadamente influenciadas por Enya) de James Horner e a voz tecnicamente impecável de Céline Dion, a música "My Heart Will Go On" invadiu as paradas do mundo inteiro e foi premiada com um Globo de Ouro e um Oscar. Apesar disso, nem todo mundo é fã dela. Kate Winslet, que interpretou a protagonista Rose DeWitt Bukater quando jovem, disse que tem vontade de vomitar toda vez que ouve essa música... 

Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
Vendagem: 28 milhões

Logo após o sucesso de Embalos de Sábado à Noite, John Travolta fez dupla com Olivia Newton-John no musical Grease; até então, a cantora australiana era uma artista country para o publico americano. Impulsionado pela onda de nostalgia dos anos 1950 que varria os EUA naquela época, Grease ampliou o público da cantora e reconfirmou o status de John Travola como ator de primeira grandeza em Hollywood.

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...