Especial Howard Hawks: O Caminho para a Glória (The Road to Glory/1936)

22 de julho de 2012 2 Comente Aqui!

Nesta segunda incursão na filmografia desse importante cineasta, comprovei que experimentar um Howard Hawks em principio de carreira, se afirmando para o cinema falado, é constatar a construção de certos nuances ou mesmo clichês para alguns gêneros. O Caminho para Glória esta ambientado na primeira guerra mundial, mas não é necessariamente um filme de guerra, digamos que é um filme sobre histórias da guerra.

Logo percebemos essa escolha (não sei se intencional ou para diminuir orçamento), onde com dois focos narrativos principais, Hawks explicita o enfoque passional que pretende trazer a obra. Fazendo assim um filme menor que flerta bastante com o sentimental, trazendo a tona, em vários momentos, a emoção dos personagens. Ainda em um tom deveras teatral, é verdade, mas não tinha como ser diferente, até porque boa parte dos atores que faziam cinema naquela época era egressa do teatro.

Uma das narrativas do filme acompanha o envolvimento romântico de Monique LaCoste (a bela June Lang), enfermeira voluntária, com dois oficiais franceses (Fredric March e Warner Baxter), o que não tarda a criar um triangulo amoroso. A outra vertente faz uma digressão sobre o relacionamento de um desses oficiais com seu pai (Lionel Barrymore sensacional), que vem a ser um velho e teimoso soldado. Um senhor decidido a qualquer custo de participar da guerra nos campos de batalha, mesmo que para isso tenha que enganar o filho comandante.

Nota-se em O Caminho para a Glória que o aclamado talento para narrativa de Hawks é cativante e envolvente. Assim como no seminal Scarface – A Vergonha de uma Nação, o diretor deixa o espectador intimo dos protagonistas, apegados aos seus dramas. Os diálogos mordazes são eficientes, estruturando e pontuando o contexto com muita qualidade. Com sua trama entrecortada, congruindo em um climático epílogo, pode-se ainda dizer que é um tanto modernosa. Digo isso, porque é nítido, que mesmo décadas depois, o cinema continua sendo feito da mesma maneira e apostando em características semelhantes.

Apreciando O Caminho para a Glória, notamos sem esforço que estamos diante de uma construção cinematográfica de um realizador talentoso. Mesmo que ainda em vias de ser reconhecido. Em seus competentes cenários, Hawks poderia ocupar boa parte do filme, mas de forma ousada, o diretor não o faz, deixando apenas para o epílogo as seqüências de ação nos campos de batalha. Mais interessante que mesmo nessa parte final, existe uma preocupação em inserir dramaticidade, não fazendo apenas um desfile dos bons efeitos visuais. 

O Caminho para a Glória não é aquela obra-prima do cinema clássico americano, mas ainda assim é um filme extremamente empolgante de Howard Hawks. Tem suas cenas marcantes e bons momentos, assim como também tem pequenos problemas. Porém, definitivamente ganha o espectador com seus 20 minutos finais, que além de tensos, são emocionantes. Um filme que pode ser visto como um bom aperitivo para os seus trabalhos principais.



2 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...